O prefeito Leonaldo Paranhos, o secretário de Agricultura Renato Segalla e a secretária de Desenvolvimento Econômico Hivonete Piccoli entregaram o Certificado de Inspeção Municipal à Queijaria Ludwig, uma agroindústria familiar que inaugurou suas novas instalações no distrito de Sede Alvorada na tarde desta segunda-feira (17).
Paranhos destacou que a empresa familiar tem o DNA de Cascavel, caracterizado pelo trabalho, criatividade e amor. "Ela insiste, transforma o produto, faz o queijo, dedica uma porção enorme de amor a esse produto, e hoje estamos aqui inaugurando uma empresa familiar, já gerando empregos, premiada nacionalmente e internacionalmente com vários outros produtos", diz o prefeito.
Paranhos destacou ainda que, em momentos de crise, é necessário enxergar oportunidades para crescer. Ele lembrou que, durante a forte greve dos caminhoneiros que praticamente paralisou o Brasil, para não perder a produção de leite, a família passou a investir na produção de queijos. "Eu sempre tenho dito isso. 'Mesmo no momento de crise e dificuldade, nós precisamos enxergar oportunidades, soluções'", observou.
O secretário de Agricultura, Renato Segalla, lembrou que a empresa divulga e projeta o nome de Cascavel de forma extraordinária. "Uma empresa do interior, de Sede Alvorada, que produz um queijo premiado nacionalmente. É um dia de muita alegria", comemora.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli, afirmou que a empresa familiar se tornou referência. "O que nós estamos testemunhando aqui é fruto do trabalho dessa família que está se dedicando. É uma referência para nós no que diz respeito ao turismo rural. Então, estar aqui e testemunhar esse momento nos traz um incentivo ainda maior para continuarmos cuidando dos nossos empreendedores, cuidar do setor das agroindústrias, que é um dos focos, fomentar através das nossas linhas de crédito", observou.
Marcia Ludwig, uma das proprietárias da agroindústria familiar, lembra que a empresa começou produzindo para amigos, parentes e conhecidos. Com apoio do Sebrae, uma amostra de queijo foi inscrita no 6º Prêmio Queijos Brasil. Para a surpresa da produtora, o queijo conquistou a medalha de bronze. Foi um incentivo para novos investimentos na produção. "O que me moveu foi a paixão por queijo, por gostar de queijos", diz.
E a matéria-prima para a produção dos queijos artesanais e finos é produção própria. São cerca de 80 vacas leiteiras que produzem diariamente cerca de 700 litros de leite. Além da loja em Sede Alvorada, os queijos são comercializados também na Feira do Pequeno Produtor.