Educação Educação
Atividades com alunos marcam semana de prevenção às drogas
Cerca de 200 estudantes de escolas municipais participaram da Blitz da Prevenção. Eles tiveram uma tarde lúdica diferenciada e aprenderam um pouco mais sobre os perigos das drogas
27/06/2023 09h48
Por: Redação Fonte: Assessoria/Cascavel

Na tarde desta segunda-feira (26), cerca de 200 alunos de escolas municipais de Cascavel vivenciaram um dia especial durante a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas. O evento, organizado pela Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas (Sesd), contou com a participação de diversas entidades e proporcionou atividades enriquecedoras voltadas para a prevenção e combate ao tráfico de drogas.

 

Estudantes das escolas Francisco Vaz de Lima, Maria Fumiko Tominaga e Nossa Senhora da Salete se reuniram para participar de uma série de atividades esportivas, culturais, recreativas e educativas. A programação foi cuidadosamente elaborada para transmitir conhecimento e incentivar a conscientização sobre os perigos das drogas, além de fornecer alternativas saudáveis e construtivas para as crianças.

 

Os alunos desfrutaram de atividades dinâmicas e divertidas, incluindo jogos esportivos, apresentações culturais, recreação infantil e uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, vários serviços foram disponibilizados para os participantes, como atendimentos de saúde, orientações psicológicas e informações sobre programas de prevenção.

 

O secretário Misael Junior destacou a importância de investir em prevenção. “A gente não pode deixar lá no final da ponta para começar a internar essas pessoas, precisamos prevenir, mostrar para essa criançada a alegria. A cada real investido na prevenção, deixa-se de gastar 20 reais na ponta”, diz.

 

A iniciativa contou com a colaboração e presença de importantes instituições de segurança pública, como Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Federal.

 

O sargento Roberto Camargo, que junto com a policial Trindade, da Polícia Militar, são instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd) enfatiza a importância de trabalhar o tema em sala de aula. “O Proerd usa uma linguagem lúdica, justamente para aproximar a criança da Polícia Militar e trabalhar o poder decisório da criança de poder dizer não às drogas”, diz.

 

O secretário de Segurança Pública do Município de Cascavel, Pedro Fernandes, ressalta o trabalho realizado durante essa semana esepecial. “Eu tenho certeza que esse trabalho que está sendo feito aqui, a conscientização, não somente aqui, mas principalmente em casa, é a salvação de muitas famílias”, observa.

 

Rafael Tortado, diretor da Sesd, diz que o envolvimento das crianças em programas de contraturno é um auxílio na prevenção. Ele diz que é importante que a família matricule as crianças em uma atividade contraturno escolar.  “A criança vai encontrar no contraturno, atividades e opções para que ela não fique ociosa em casa”, afirma.

 

As atividades terão sequência ao longo da semana.

 

Fotos: Manoel Teixeira/Secom