Especiais Política
PL da Economia do Cuidado avança na Câmara e é aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
A Economia do Cuidado foi tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.
08/07/2024 07h52 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: PT na Câmara
Deputada Luizianne Lins. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei da Economia do Cuidado, de autoria da deputada Luizianne Lins (PT-CE), foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara. A Economia do Cuidado foi tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. O PL 638/2019 prevê incluir as atividades do cuidado no Sistema de Contas Nacionais. O objetivo é estimar o valor do trabalho doméstico e de cuidado que as mulheres, principalmente, fazem sem receber nenhum tipo de remuneração.

O trabalho de cuidado, exercido na privacidade do lar, é frequentemente velado sob o manto da vocação feminina. Mas trata-se de uma atividade não remunerada, invisibilizada pelos indicadores da economia formal. Segundo a proposta, cuidar da casa, das crianças e idosos, por exemplo, é trabalho duro e precisa ser aferido para que hajam políticas públicas direcionadas às pessoas que o exercem.

 

Mobilização

“Precisamos da mobilização de todas e todos para que esse PL se torne lei e tire da invisibilidade milhões de pessoas, em especial mulheres, que, no Brasil, exercem atividades de cuidado. É preciso que esse trabalho seja valorizado e que as pessoas que o exercem sejam incluídas em políticas públicas que as reconheçam”, afirma a deputada Luizianne.

 

Assessoria de Comunicação deputada Luizianne Lins