Economia Economia
Painel debate cenário da construção civil para 2040
Com o intuito de promover a discussão de ideias e a proposição de um cenário para o setor no ano de 2040.
23/10/2024 08h03 Atualizada há 10 meses
Por: Redação Fonte: Luciano Barros
(Foto: Divulgação)

 

O Sinduscon Paraná Oeste, em parceria com o Sistema Fiep, promoveu na tarde desta terça-feira, 22, um painel com especialistas da região para discutir e debater o futuro da construção civil. A intenção do encontro foi promover a discussão de ideias e a proposição de um cenário para o setor no ano de 2040.


Com a participação de representantes do setor público, privado, empresarial e de diversas entidades, os participantes foram divididos em grupos para fomentar discutir entre si possibilidades de cenários, fomentar novas ações, sugestão de melhorias, resolução de desafios e problemas a serem enfrentados ao longo dos próximos anos. 


Para o presidente do Sinduscon Paraná Oeste, Ricardo Parzianello, esta foi uma ótima oportunidade para cada parte do setor construtivo contribuir com sua visão e apontar estratégias e caminhos para tornar o futuro mais promissor e competitivo.


"Este é um evento muito importante para trabalhar em prol do setor, tentando encontrar uma visão de futuro para a construção civil. Responder o que esperamos para esse futuro e, principalmente, como vamos chegar até lá", destacou.


Palestrante e condutor do painel de discussão, o gerente do Observatório do Sistema Fiep, Sidarta Ruthes, explicou que ao traçar rotas estratégicas e identificar pontos a serem melhorados, problemas a serem corrigidos e, principalmente, onde o setor esperar chegar, é mais fácil de encontrar as soluções que tornarão esse caminho possível.


"O Brasil carece de pensamentos e estudos de longo prazo. O que estamos fazendo aqui junto com o Sinduscon Paraná Oeste é construir em conjunto uma rota estratégica para a indústria da construção. A ideia é sair com uma agenda definida de quais são os grandes desafios e como nós podemos superá-los", disse.