Dois alunos do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo, no Oeste do Paraná, tiveram destaque em uma das mais prestigiadas feiras científicas do País, a Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), que chegou à sua oitava edição neste ano. Elias Tonial Correia e Fernanda Graciele Jank, sob a orientação da professora Dioneia Schauren, foram premiados por seus projetos inovadores e garantiram credenciamento para competições internacionais no México e em Porto Rico, na República Dominicana.
O evento, que reuniu 3.463 estudantes, mais de 1.300 professores de 122 municípios de 24 estados brasileiros, é uma referência nacional na promoção da criatividade e protagonismo estudantil. Além da mostra científica, a Femic segue a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), fomentando projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Elias Correia conquistou o primeiro lugar na categoria de Ciências Humanas, com um projeto voltado para a inclusão de alunos com TDAH e autismo, como ele, que é diagnosticado com TEA, em aulas de Química.
Ele desenvolveu um método alternativo para a produção de papel e palitos indicadores de pH utilizando materiais caseiros e reciclados. O projeto busca tornar as aulas práticas mais acessíveis e estimular o aprendizado dos alunos. Como reconhecimento, Elias garantiu o credenciamento para a ExpoCiência Zama, no México.
Já Fernanda Jank, premiada com o segundo lugar na categoria de Ciências Biológicas, propôs o uso de extratos vegetais como alternativa sustentável para o controle do fungo causador de antracnose em bananas.
Os testes, realizados em laboratório, demonstraram o potencial do método para substituir agroquímicos. Fernanda agora avança para a fase de testes em pós-colheita e já garantiu vaga no Fórum Internacional de Ciências, em Porto Rico. “É muito bom saber que todo o esforço que tive no decorrer do ano gerou essa possibilidade incrível. Ano que vem vou poder participar e adquirir novas experiências em uma feira fora do Brasil. Tenho certeza que vai ser uma experiência maravilhosa que terei a oportunidade de viver”, celebra.
A orientadora Dioneia Schauren, que coordena o Clube de Ciências do Jardim Porto Alegre há mais de 10 anos, comemora o resultado da dedicação dos alunos. “Este ano, enviamos três trabalhos para a Femic, e todos foram premiados. Isso é fruto da dedicação e do compromisso que nossos alunos têm com a Ciência”, destaca.
A Femic exige um extenso material de inscrição, incluindo relatórios, diários de bordo e apresentações virtuais, o que eleva o nível de competitividade. “Foi um trabalho árduo, mas muito recompensador. Ver os alunos representando nosso colégio e conquistando espaço em feiras internacionais é motivo de grande orgulho”, afirma Dioneia.
Além das conquistas na Femic, o Clube de Ciências da instituição de ensino já assegurou vaga na Mostratec 2025, maior feira de ciências da América Latina, consolidando o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre como um polo de excelência em educação científica no Paraná.
Mín. 21° Máx. 34°