18°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Itaipu e Itaipu Parquetec percorrem PR e MS para apresentar diagnósticos aos Núcleos de Cooperação Socioambiental

Encontros ocorrem em municípios paranaenses e no Sul do Mato Grosso do Sul, área de abrangência dos Núcleos

10/12/2024 às 16h43 Atualizada em 10/12/2024 às 16h48
Por: Redação Fonte: Assessoria/Itaipu Binacional
Compartilhe:
Crédito da foto: Andressa Back.
Crédito da foto: Andressa Back.

Equipes da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec se reúnem nesta semana com participantes dos 20 Núcleos de Cooperação Socioambiental, ação que promove diálogo e colaboração para o enfrentamento coletivo de desafios em cada território.

Ao todo, serão visitados 12 municípios – 11 deles no Paraná e um no Sul do Mato Grosso do Sul. O objetivo é apresentar os diagnósticos coletados durante os primeiros encontros presenciais dos Núcleos, realizados entre setembro e novembro.  A iniciativa faz parte da estratégia de Governança Participativa para a Sustentabilidade, um dos eixos de atuação do Programa Itaipu Mais que Energia.

A atividade começou nesta terça-feira (10), com encontros em Apucarana, Campo Mourão e Umuarama. A agenda prossegue nesta quarta-feira (11), em Londrina, Cianorte e Toledo. No dia 12, os encontros serão em Bandeirantes, Maringá, Francisco Beltrão e Naviraí (MS). A rodada termina na sexta-feira (13), em Paraíso do Norte e Jacarezinho.

As devolutivas fazem parte do calendário de atividades dos 20 Núcleos, que, em sua criação, reuniram 2.055 pessoas, representando 1.160 instituições públicas e da sociedade civil organizada. Nessas reuniões, são apresentados os resultados das oficinas iniciais, que tiveram como premissa identificar os principais desafios dos territórios.

O processo é dividido em cinco partes: revisão dos diagramas de causa e efeito; análise aprofundada das causas; classificação de causas e ações por governabilidade e impacto; elaboração da matriz de governabilidade e impacto; e identificação de ações em andamento ou prioritárias.

Os Núcleos cobrem 434 municípios da área de atuação prioritária da Itaipu Binacional, formada por 399 municípios do Paraná e 35 no Sul do Mato Grosso do Sul.

As devolutivas serão as últimas ações presenciais do Núcleos de Cooperação Socioambiental em 2024, mas virtualmente ainda haverá uma formação sobre Impacto Coletivo no próximo dia 20. Recentemente, no dia 22 de novembro, os participantes estiveram reunidos em Foz do Iguaçu para uma série de atividades, incluindo uma palestra com o climatologista Paulo Nobre sobre mudanças climáticas e o lançamento do Novo Edital Itaipu Mais que Energia - Caixa Econômica Federal (Edital 01/2024) destinado a organizações sociais.

Com a formação dos Núcleos, as atividades passam a ser permanentes. Em 2025, estão previstos encontros para construção de agenda comum, a partir das necessidades específicas de cada território, além de formações, oficinas, campanhas educativas, seminários e webinares. A proposta é levar a iniciativa à Conferência das Partes (COP) 30, em novembro, em Belém (PA).

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias