A Prefeitura de Maringá e a Itaipu Binacional assinaram na manhã desta terça-feira (17) a ordem de serviço para a construção da ciclovia da Avenida Tuiuti. Ao todo, a Itaipu está investindo cerca de R$ 10 milhões na obra, além da contrapartida da prefeitura, de R$ 1,2 milhão.
Diretor Enio Verri assina a ordem de serviço. Fotos: Rafael Macri.
A ciclovia será a mais longa de Maringá, com quase 4,5 km de extensão, desde o Contorno Norte até a Praça Abilon de Souza Naves, onde a Tuiuti se encontra com a Avenida Brasil. Ela contará com quatro estações de apoio aos ciclistas, com ferramentas, bebedouros, bancos, bicicletário e outros equipamentos. A obra também inclui a revitalização da praça Souza Naves, onde ocorreu a solenidade de assinatura da ordem de serviço.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, disse que o investimento na ciclovia está alinhado com a missão da empresa, de promover o desenvolvimento socioambiental de sua área de abrangência. “E a mobilidade urbana faz parte desse desenvolvimento. Precisamos de transporte coletivo com cada vez mais qualidade e alternativas como a bicicleta que, além de saudável, é um meio de transporte não poluente.”
Para o prefeito Ulisses Maia, a ciclovia será um grande avanço para a mobilidade urbana de Maringá. “Diferentemente de outras ciclovias da cidade, que tem um caráter mais voltado ao lazer e ao esporte, esta será principalmente utilizada por aqueles que se deslocam para o trabalho”, afirmou. “Foi um projeto muito estudado, principalmente em cada cruzamento, para que pedestres, ciclistas e motoristas possam conviver de forma harmônica.”
Além do prefeito e do diretor-geral, participaram da cerimônia o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone, e o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, entre outras autoridades. O prazo para execução da obra será de 360 dias.