O deputado Zeca Dirceu (PT) disse neste sábado, 18, que pretende disputar a presidência do partido no Paraná nas eleições internas marcadas para 6 de julho. Até esta data, o PT fará encontros do processo eleitoral e em julho vai eleger as direções e os diretórios municipais, estaduais e nacional. "Estou motivado e agradeço os companheiros que têm indicado o meu nome para à presidência estadual do partido. Eu estou muito animado e tenho a clareza que não é uma decisão simples, não é uma decisão apenas minha, é uma decisão de todos nós", disse Zeca Dirceu que participou da plenária da CNB (Construindo um Novo Brasil) em Paranaguá.
Do encontro participaram a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional, os ex-deputados André Vargas e Enio Verri (presidente da Itaipu Binacional) e o deputado Arilson Chiorato, atual presidente estadual do partido e líder da oposição na Assembleia Legislativa. "Estou entusiasmado e sei da responsabilidade neste processo de renovação na direção estadual. Sei da importância e relevância sobre o que vai acontecer com o governo Lula e o que vamos fazer para conseguir um novo êxito em 2026", completou Zeca Dirceu ao defender a mudança na comunicação do partido para fazer frente aos ataques e na divulgação das ações do governo Lula nas 399 cidades do estado.
Zeca Dirceu defendeu que o partido no Paraná volte a ganhar força na mobilização da militância e de setores importantes da sociedade que podem repercutir as entregas do governo que são comunicadas mas não chegam na ponta. "O presidente Lula faz um governo com muitas entregas. O trabalho do ministro Haddad (Fazenda) deu resultado: a economia cresceu como nunca, geramos empregos, aumentamos a renda, retomamos uma série de políticas públicas que foram desmontadas ou abandonadas e que fazem uma grande diferença na vida das pessoas. Mas o que estamos fazendo não está sendo suficiente", disse.
Comunicação
"O PT do Paraná tem que ter uma máquina de comunicação. Sabemos fazer política e sabemos governar, mas temos que ter ferramentas, plataformas, redes, aplicativos e ferramentas que tenham estratégias e diálogo com os mandatos, militância, dirigentes e com quem tá fora do PT, mas sabe do papel do PT, temos que fazer consultas públicas permanentes com os nossos filiados do Paraná e no Brasil", disse.
Ao colocar seu nome à disposição, Zeca Dirceu destacou a experiência como gestor - prefeito por dois mandatos (2005-2010) em Cruzeiro do Oeste - e dos quatro mandatos na Câmara dos Deputados, na liderança do PT como e membro da Comissão de Educação no legislativo federal. "Em Cruzeiro do Oeste, uma cidade de perfil conservador, implantamos o orçamento participativo e a educação integral em todas as escolas municipais", disse
"Por isso a importância do PED (Processo de Eleições Diretas), por isso a importância de renovar, mudar e dar sangue novo para a vida partidária do PT. Eu estou propondo isso e peço apoio das nossas lideranças e da militância, um voto de confiança, uma oportunidade de quem já foi prefeito por duas vezes, que soube montar equipe, liderar e entregar resultados", destacou.
Metas
O deputado disse ainda que o partido no Paraná deve ter metas e comparou os resultados eleitorais do partido em relação aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Não tem sentido, não estarmos entre os melhores. Não tem sentido o PT do Paraná não estar entre os mais organizados. Não tem sentido o PT do Paraná, não estar entre os que mais ganham eleições, os que mais governam, os que mais interferem positivamente na vida das pessoas".
"A minha disposição é por isso, é para isso. Cada um de nós precisa aproveitar cada um dos encontros regionais para ir a fundo naquilo que importa, naquilo que é necessário, que é o PT do Paraná, conectado ao PT nacional, nosso governo, mas sabendo das nossas características, sabendo dos nossos problemas e principalmente de como superar eles", disse Zeca Dirceu.
Mín. 23° Máx. 32°