Na manhã deste sábado (18), a Estação Cultural Haroldo Alvarenga, em Foz do Iguaçu, foi palco da segunda reunião conjunta do prefeito General Silva e Luna com seu secretariado. O encontro, que marcou as primeiras semanas de gestão, teve como objetivo principal consolidar o alinhamento estratégico da equipe e apresentar o projeto “Cidade na Palma da Mão”, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital.
O evento seguiu uma agenda estruturada, com apresentações das secretarias municipais de Tecnologia e Comunicação, além de momentos de interação e planejamento. Segundo o prefeito, o alinhamento entre as pastas é essencial para garantir eficiência, inovação e uma gestão pública integrada. “Estamos construindo um ecossistema de gestão em que as secretarias trabalham em harmonia, sem desperdício tempo, de recursos humanos ou financeiros”, destacou Silva e Luna.
O ponto alto da reunião foi a apresentação do projeto “Cidade na Palma da Mão”, descrito pelo secretário de Tecnologia, Luiz Teixeira, como um marco para transformar Foz do Iguaçu na cidade digital inteligente mais avançada do país. A iniciativa integra inteligência artificial, processos tecnológicos e governança pública, com foco em eficiência e melhoria na qualidade de vida da população.
Inteligência aumentada e governança pública
Teixeira explicou que o projeto é baseado em uma metodologia estruturada em seis fases principais, que incluem diagnósticos, reclassificação de projetos e a implementação do que ele chamou de “cérebro artificial da prefeitura”. Esse sistema conecta informações e processos entre as secretarias, promovendo uma “inteligência aumentada” – integração entre inteligência humana e artificial.
“O ser humano permanece no centro da gestão, como deve ser, mas com o suporte da tecnologia para aumentar a eficiência, agilidade e fluidez nos fluxos de informação, tanto internamente quanto entre a administração pública e a população”, afirmou o secretário. A expectativa é que a fase inicial do projeto, considerada a mais complexa, seja concluída até o final deste ano. Já o projeto completo deverá ser entregue em até quatro anos.
Unidade e inovação como marcas da gestão
Para o secretário de Comunicação, João Zisman, o encontro consolidou o espírito de unidade entre os gestores municipais. “Hoje foi um momento de reafirmar o alinhamento e reforçar estratégias de comunicação e orientações protocolares ao secretariado”, explicou. Ele também destacou a importância de um trabalho em equipe para alcançar os objetivos traçados durante a elaboração do plano de governo eleito pelos iguaçuenses.
O procurador-geral do município, Rafael Arguello, reforçou a percepção de integração e destacou a colaboração entre as pastas como diferencial da gestão. “Há um clima de comprometimento e apoio mútuo, o que reflete a visão do General Silva e Luna para uma cidade moderna e eficiente. Estamos unindo esforços para implementar inovações tecnológicas que melhorem a governança e evitem prejuízos à administração pública”, pontuou.
Planejamento integrado para o futuro
Já na área de Finanças, o secretário Garrido enfatizou a importância de encontros como o deste sábado para identificar desafios e alinhar soluções. “Estamos avançando no diagnóstico das situações herdadas pela gestão anterior e definindo ações para melhorar os serviços oferecidos aos contribuintes”, disse.
O projeto “Cidade na Palma da Mão” reflete essa visão de futuro, colocando Foz do Iguaçu na vanguarda da inovação tecnológica e administrativa. “Com a integração e o comprometimento do nosso secretariado, o objetivo de transformar a cidade em referência nacional em inteligência digital está mais próximo de se tornar realidade", finalizou o prefeito General Silva e Luna.
Mín. 23° Máx. 32°