Dois engenheiros eletricistas da Diretoria Técnica, André Pagani Tochetto e Manuel Leonardo Sosa Ríos, ambos da Divisão de Estudos Elétricos e Normas (OPSE.DT), participaram de um dos mais importantes eventos mundiais sobre sistemas de energia elétrica, onde são discutidos temas relevantes para a operação dos sistemas elétricos associados à Itaipu.
Tochetto durante a apresentação do trabalho. Fotos: Arquivo Pessoal.
O IEEE Power and Energy Society General Meeting 2023 (PES-GM 2023), realizado entre os dias 16 e 20 de julho de 2023, na cidade de Orlando (Estados Unidos), foi promovido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE, maior associação mundial de engenheiros eletricistas, com mais de 400 mil filiados e 39 sociedades, que cobrem os mais variados assuntos.
O evento contou com a presença de mais de 2.900 pessoas, incluindo representantes de empresas, universidades e centros de pesquisa. Foram apresentadas e discutidas as tendências e as melhores soluções em áreas relacionadas com a geração, transmissão e distribuição de energia, com foco em sistemas de proteção e controle, desempenho dinâmico dos sistemas e segurança da operação, entre outros.
Artigos
A participação de André Pagani Tochetto e Manuel Leonardo Sosa Ríos foi motivada pela apresentação de dois artigos: "The ECCANDE Project: Design, Field Implementation, and Operation of a Special Protection Scheme based on Synchronized Phasor Measurements" e "Method for Characterization of Limit Cycles in Power Systems".
O primeiro artigo, de André Tochetto, se refere a um trabalho feito em parceria entre as áreas de estudos elétricos de Itaipu e da estatal paraguaia de eletricidade Ande, o projeto ECCANDE (Esquema de Controle de Contingências da ANDE). Trata-se de um sistema especial de proteção de área ampla (WAMPACS – Wide-Area Monitoring, Protection and Control System), que tem como objetivo executar as ações de controle necessárias para garantir a segurança da operação interligada do setor de 50 Hz da UHE Itaipu com o Elo de Corrente Contínua de Furnas, o sistema ANDE, a Central Hidrelétrica Yacyretá e os sistemas Argentino e Uruguaio (Sistema Interligado Itaipu/ANDE/Yacyretá).
A implementação do ECCANDE começou em 2018, com o início dos estudos de viabilidade da operação interligada Itaipu/ANDE/Yacyretá no âmbito da Comissão Mista de Operação (CMO), órgão colegiado binacional responsável pelo estudo de aspectos operativos, e envolveu trabalhos associados à modelagem dos sistemas, estudos de planejamento, projeto, simulações, testes e implantação em campo.
O segundo artigo, apresentado pelo colega paraguaio Manuel Sosa Ríos, detalha uma metodologia para caracterizar condições oscilatórias em sistemas elétricos de potência, representados por uma modelagem não linear e híbrida, permitindo a inclusão de descontinuidades no comportamento dinâmico do sistema no domínio do tempo.
Este trabalho foi desenvolvido como parte dos requisitos para o autor obter o grau de Doutor em Ciências da Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), curso desenvolvido em parceria entre a FPTI e a USP. O trabalho teve como coautores os professores Luís F. Costa Alberto e Rodrigo A. Ramos, da USP, e Federico Bizzarri, do Politecnico di Milano.