Dentro da programação do Fevereiro Lilás, Cascavel terá a primeira “Caminhada em alusão ao mês de conscientização de doenças e síndromes raras”. A atividade, aberta a toda população, será realizada neste sábado (15), às 10h, com concentração na Avenida Brasil esquina com a Avenida Barão do Cerro azul e destino à Catedral Nossa Senhora Aparecida. O objetivo é sensibilizar a população e atrair atenção para o tema.
Você sabia que existem até 8 mil doenças raras no mundo? São enfermidades que afetam até 65 pessoas em um grupo de 100 mil indivíduos, inclusive cidadãos que vivem aqui em Cascavel.
A caminhada conta com apoio da Prefeitura de Cascavel, que uniu forças com o grupo Vozes da Inclusão e a Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras.
Somente no Brasil, estima-se que 13 milhões de pessoas tenham alguma doença rara e elas precisam ser vistas e incluídas. A Prefeitura, inclusive, já aderiu a cor da campanha e está sendo iluminada de lilás todas as noites deste mês de fevereiro.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Além da Caminhada, a campanha Fevereiro Lilás também terá uma audiência pública, no dia 26 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores, para debater sobre o tema. Profissionais da saúde, educação, assistência social, agentes políticos, lideranças PCDs e entidades vão participar do movimento. Na audiência, as representantes da Aliança Paranaense, Claudiane Oliveira e Fernanda Akemi, participarão via videoconferência.
DATA MUNDIAL
Dia Mundial das Doenças Raras é lembrado em 28 de fevereiro. A data foi instituída pela Organização Europeia de Doenças Raras em 2008. No Brasil, o reconhecimento ocorreu apenas em 2018, reforçando a necessidade de trazer visibilidade para o tema e sensibilizar governantes, profissionais de saúde e a população em geral.