Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
23°C 34°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Sicoob cobra “taxas escondidas” e Justiça manda devolver valores

O caso começou quando a empresa percebeu valores descontados automaticamente de sua conta e decidiu questionar as cobranças.

Por: Redação Fonte: CGN
18/02/2025 às 08h20
Sicoob cobra “taxas escondidas” e Justiça manda devolver valores
(Foto: Divulgação)

Uma empresa de Cascavel ganhou na Justiça o direito de receber de volta algumas tarifas bancárias que, segundo a justiça, foram cobradas de forma indevida pelo Sicoob Credicapital. A decisão foi tomada pela 1ª Vara Cível da cidade, que analisou as cobranças feitas na conta da empresa e determinou que o banco devolva o dinheiro.

O caso começou quando a empresa percebeu valores descontados automaticamente de sua conta e decidiu questionar as cobranças. No processo, foram levantadas várias questões, como juros considerados abusivos e tarifas cobradas sem aviso prévio. O banco, por sua vez, alegou que todas as taxas estavam previstas nos contratos assinados.

 

Depois de analisar os documentos, o juiz decidiu que a maioria das tarifas eram legais, mas identificou três cobranças sem justificativa clara: “tarifa saldo devedor”, “Tarifa de Empréstimos” e “Débito Tarifa TD”. Como essas taxas não estavam explicitamente previstas no contrato, o Sicoob foi condenado a devolver os valores cobrados.

A restituição será corrigida pelo IPCA (índice oficial de inflação) e terá acréscimo da taxa SELIC até o pagamento final. No entanto, como a maior parte das cobranças foi considerada válida, a empresa ainda terá que arcar com as custas do processo e pagar os honorários dos advogados do banco.

A decisão foi assinada pelo juiz Luciano Lara Zequinão e cabe recurso, podendo ser reformada pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 18 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 18 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 18 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 18 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 2 dias

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias