O deputado Professor Lemos (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta semana para cobrar soluções diante das constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversas cidades do estado. Durante seu pronunciamento, ele destacou os prejuízos enfrentados pela população e propôs a criação de uma comissão especial para tratar do tema diretamente com a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Lemos relatou que, em municípios como Capitão Leônidas Marques, os apagões ocorrem de maneira recorrente. Segundo ele, no período entre 10h e 15h de um único dia, houve 15 quedas de energia, conforme denunciado pelo radialista Rui Castro, da Rádio Havaí. O parlamentar também citou o caso de Santa Maria do Oeste, onde agricultores perderam milhares de litros de leite devido a uma interrupção superior a 24 horas.
Além dos prejuízos financeiros no campo e nas cidades, Lemos chamou atenção para a dificuldade da população em obter assistência, já que muitos escritórios da Copel foram fechados. “Não há mais para onde recorrer. O descaso é grande, e os mais prejudicados são os agricultores, que perdem equipamentos e produtos”, afirmou.
O deputado ressaltou que, apesar de audiências públicas realizadas anteriormente pela Assembleia Legislativa para debater o problema, as quedas de energia continuam aumentando. “O Paraná é um dos maiores produtores de energia do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Só em Capitão Leônidas Marques, há duas usinas hidrelétricas, e mesmo assim, a população sofre com oscilações e falta de fornecimento”, criticou.
Diante desse cenário, Lemos reforçou a necessidade de uma comissão especial no Legislativo para pressionar a Copel por soluções definitivas. Ele solicitou apoio da Mesa Diretora e do presidente da Casa, deputado Alexandre Curi, para viabilizar a iniciativa. “Precisamos agir com urgência para resolver esse problema, que vem se agravando nos últimos meses”, concluiu
Mín. 21° Máx. 34°