A Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur Cataratas e Caminhos), reuniu de forma online, nesta terça-feira (25), os dirigentes de turismo dos 19 municípios que fazem parte da entidade para apresentar a instituição e detalhes ao desenvolvimento turístico. O momento foi importante, segundo a diretoria, principalmente por haver secretários e diretores empossados recentemente, em 2025, resultado das alterações inerentes às eleições e ajustes das gestões municipais.
Na pauta de assuntos esteve o Mapa do Turismo; Circuito Regional de Cicloturismo; Participação na Expo Turismo, de 27 e 28 de março em Curitiba; formação de banco de imagens da região; Sinalização do Projeto Caminhos do Iguaçu; Participação no Festival das Cataratas; Realização de um Famtur, o qual deve ocorrer em Guaíra; Projetos a serem desenvolvidos com o Parque Nacional do Iguaçu; Edital de Infraestrutura Turística; Fórum de Turismo Náutico e Caminho do Peabiru. “A gente aproveitou para falar das principais ações e andamento das atividades do primeiro semestre, o que a Adetur tem desenvolvido em parceria com os municípios e outras instituições parceiras aqui na nossa região”, ressalta a assessora e coordenadora técnica de atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes. A presidente da entidade, Sandra Finkler, destacou positivamente a agenda com os dirigentes regionais.
Expressão como IGR
A Adetur Cataratas e Caminhos é destacada como elo com esferas superiores ligadas ao turismo, e reconhecida como exemplo de atuação como Instância de Governança Regional (IGR), no setor turístico.
Dentre os principais assuntos em pauta esteve o Mapa do Turismo, instrumento que define as áreas prioritárias para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Ele é gerido pelo Ministério do Turismo (MTur) e integra o Programa de Regionalização do Turismo. Outro assunto abordado com ênfase foi o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), um sistema gratuito que permite o cadastro de empresas e pessoas físicas que atuam no turismo, conforme apresentado por Ana Carla Moura e Michelly Wadi, do Ministério do Turismo (MTur).
Os dirigentes que tiverem dúvidas sobre as normas legais, podem buscar informações na portaria MTur º 41/2021, que dispõe sobre os critérios do Mapa do Turismo, no endereço https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/atos-normativos-2/2021-1/portaria-mtur-no-41-de-24-de-novembro-de-2021.
A reunião também contou com a participação da Secretaria de Estado do Turismo (Setu). Gisele Pereira do Nascimento, ressaltou detalhes da vigência de prazos para cadastros no Mapa de Turismo.
Os participantes puderam tirar dúvidas quanto à diversas questões relacionadas ao desenvolvimento do turismo, assim como a busca de recursos e categorização, além de normas técnicas, legislativas e metodologias.
Mín. 21° Máx. 30°