Terça, 17 de Fevereiro de 2026
22°C 35°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Alimentos Coloridos: Projeto em CMEI transforma a alimentação infantil

Iniciativa utiliza plantas e flores para enriquecer a alimentação das crianças, promovendo saúde e diversão nas refeições

Por: Redação Fonte: Assessoria/Foz do Iguaçu
19/03/2025 às 14h52
Alimentos Coloridos: Projeto em CMEI transforma a alimentação infantil
(Foto: Divulgação)

Em um mundo onde a alimentação saudável é cada vez mais valorizada, o Cmei Celeste Sottomaior se destaca com um projeto que combina nutrição e aprendizado. A iniciativa, que começou de forma simples, tem como objetivo integrar plantas e flores comestíveis no cardápio das crianças, trazendo não apenas cor, mas também benefícios para a saúde.

Entre as variedades utilizadas estão a Ora-Pro-Nóbis, o Hibisco Colibri e o Quenafe, plantas muitas vezes subestimadas ou consideradas ervas daninhas. Essas opções, ricas em nutrientes, foram incorporadas de maneira criativa nas refeições diárias, como no arroz que agora pode aparecer em tons de azul ou rosa, no feijão e até mesmo no frango com legumes. As plantas são servidas tanto in natura quanto em pó, provenientes de fontes desidratadas, garantindo que as crianças tenham uma experiência sensorial completa.

As professoras do Cmei Celeste Sottomaior destacam que a aceitação das crianças tem sido surpreendente. O apelo visual dos pratos coloridos não apenas atrai os pequenos, mas também estimula o interesse pelas refeições. As crianças se divertem muito mais na hora das refeições. Elas perguntam sobre as cores e querem experimentar novos sabores.

Os resultados já começam a ser percebidos, não apenas na escola, mas também em casa. Os pais notaram uma redução nas doenças comuns entre as crianças, o que pode ser atribuído à inclusão dessas plantas nutritivas na alimentação. "Estamos vendo uma melhora significativa na saúde geral dos alunos. Eles estão mais dispostos e menos doentes", afirma a diretora do Cmei, Maristela dos Santos, visivelmente satisfeita com as mudanças.

Além dos benefícios físicos, o projeto também promove a conscientização sobre a importância das plantas alimentícias e a valorização de ingredientes que muitas vezes são ignorados. As crianças aprendem sobre a origem dos alimentos e a importância de uma dieta variada e colorida, cultivando hábitos saudáveis desde cedo.

O biólogo Wilson Fernandes, que coloca em prática os conhecimentos, destacou as propriedades que as crianças estão sendo beneficiadas. “Tem muitos poderes e é versátil. Na forma de farinha, muito mais, que as crianças não veem. Para nós, é muito gratificante, ressalta.   

A pequena Martina comentou que a “comida fica bonita no prato, é gostosa”, diz. A aluna Ana Bela fez questão de falar que gosta da comida “porque ela fica colorida”.

O Cmei Celeste Sottomaior, por meio desse projeto, não só enriquece a alimentação das crianças, mas também contribui para a formação de uma geração mais consciente e saudável. Com o sucesso da iniciativa, a expectativa é que outras instituições de ensino se inspirem e adotem práticas semelhantes, promovendo uma alimentação mais colorida e nutritiva nas escolas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Da Estrada de Terra ao Campus: estudante ribeirinha garante acesso à universidade pelo Aprova Paraná Foto: Arquivo pessoal
Educação Há 2 dias

Estudante ribeirinha de Querência do Norte garante acesso à universidade pelo Aprova Paraná

Filha de trabalhadores rurais, Kamila sempre estudou na rede pública de ensino e sustenta que a sua conquista teve relação com a qualidade do ensino público que recebeu. Ela conquistou uma concorrida vaga para cursar a graduação de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Foto: Divulgação
Certificação Há 2 dias

UEM obtém novos registros no INPI e amplia portfólio de inovação tecnológica

UEM obtém novos registros no INPI e amplia portfólio de inovação tecnológica

Editais de convocação do Aprova Paraná Universidades serão divulgados a partir deste sábado (14) Foto: Lucas Fermin/SEED
Educação Há 3 dias

Editais de convocação do Aprova Paraná Universidades serão divulgados a partir deste sábado

Também nos próximos dias, após a publicação dos editais de convocação, as universidades estaduais abrem os prazos para matrícula e pré-matrícula dos aprovados, conforme cronograma específico de cada instituição.

Foto: Luiz Fernando Souza de Andrade/Arquivo pessoal
Educação Há 3 dias

Aluno da rede pública vai do Ganhando o Mundo ao 1º lugar de medicina em federal

Da pequena Alto Paraíso, no Noroeste do Paraná, Luiz Andrade participou do programa de intercâmbio da Secretaria de Educação em 2024, quando estudou na Austrália. Experiência que o ajudou na aprovação em destaque nos cursos de medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A conquista do Selo Prata de Alfabetização é resultado do empenho conjunto de gestores, equipes pedagógicas, professores, estudantes e famílias.
Foz do Iguaçu Há 5 dias

Com base nos resultados de 2024 e recuperação consolidada em 2025, Educação garante Selo Prata de Alfabetização

Com avanços consolidados em 2025, a rede municipal supera desafios do ciclo 2024–2025 e garante o reconhecimento nacional

Lenium - Criar site de notícias