Três momentos importantes marcaram a visita dos gestores do projeto Plante e Colha Saúde em Francisco Beltrão, na última sexta-feira, 21.
De acordo com o presidente da Sustentec e coordenador do projeto, Euclides Lara Cardoso Junior, a primeira reunião aconteceu na Assesoar, reunindo pessoas ligadas as associações e cooperativas da agricultura familiar, com o foco no debate e articulação relacionados ao cultivo, produção e beneficiamento das plantas medicinais na região.
O objetivo, segundo ele, é envolver os produtores para a produção de plantas medicinais para a atenção à saúde, e plantas aromáticas e condimentares para a estratégia alimentar, com olhar especial para os Programas de segurança alimentar e nutricional (PAA e PNAE), “programas que garantem alimentação saudável aos alunos da rede pública, com refeições equilibradas e regionais”, disse Euclides.
No período da tarde, as agendas aconteceram na Unioeste e Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão. O primeiro encontro foi com as coordenadoras do curso de Nutrição, para que seja iniciada a parceria quanto a utilização das plantas condimentares, aromáticas e com propriedades funcionais envolvendo a formação dos estudantes. “A intenção é que os alunos, a partir da capacitação dentro do uso popular, levem essa estratégia alimentar criando pratos saudáveis, a exemplo de experiências anteriores que deram muito certo”, destacou um dos gestores do Plante e Colha Saúde, Jair Kotz.
Com o curso de medicina, o avanço foi no sentido de envolver os alunos que estão no último período de formação, para que eles sejam capacitados quanto ao uso das plantas medicinais e dos fitoterápicos, e sejam os futuros prescritores.
Para que isso aconteça, explicou Euclides, “será aproveitado o momento de estágio curricular, em que eles estão nas unidades básicas de saúde, sendo acompanhados pelos profissionais que atuam nesses espaços, em especial os médicos, para que haja a prescrição das plantas medicinais para os usuários dessas unidades”.
Para que a ação seja colocada em prática, a reunião foi estendida envolvendo a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde, que assinou a adesão formal do município com o projeto. “Com certeza, Francisco Beltrão, que já tem um olhar diferenciado à saúde pública por meio da farmácia de manipulação, certamente será um dos municípios de referência do projeto no Sudoeste do Paraná”, finalizou o presidente da Sustentec.
Sobre o projeto – O projeto Plante e Colha Saúde tem por objetivo a territorialização da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, auxiliando o desenvolvimento das ações, desde o cultivo, beneficiamento, utilização pela sociedade e prescrição por parte dos profissionais de saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS).
As ações estão sendo colocadas em prática pela Sustentec, em parceria e financiado pela Itaipu Binacional, por meio do programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas do Governo Federal.
Agricultores familiares também estão inseridos: do cultivo ao beneficiamento
Francisco Beltrão assina termo de adesão e passa a ser um propulsor do projeto Plante e Colha Saúde
Curso de Medicina da Unioeste campus de Francisco Beltrão irá envolver os alunos que estão no último período de formação e serão os futuros prescritores