Após uma ocorrência que afetou 25 estados e o Distrito Federal na última terça-feira (15), a Itaipu Binacional foi acionada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) para elevar o fornecimento de energia para o Sistema Interligado Nacional Brasileiro (SIN-BR), contribuindo para o restabelecimento de energia do Brasil.
Brasileiro e paraguaio dividem comando da Sala de Despacho de Carga da Itaipu Binacional. Imagem de arquivo: Sara Cheida | Itaipu Binacional
Ao longo do dia, até a recuperação completa do sistema, o fornecimento de energia da Itaipu ao SIN-BR permaneceu em média 900 MW superior ao programado para o período. O aumento do despacho de energia começou às 9 horas, quando Itaipu passou dos 6.050 MW planejados para cerca de 6.500 MW. A maior diferença ocorreu às 13h30, quando o fornecimento ao sistema brasileiro ficou em torno de 1.600 MW acima do planejado.
A atuação reforça a importância das usinas hidrelétricas, como é o caso de Itaipu, para garantir a segurança energética dos países. Estas usinas, além de serem uma fonte de energia renovável, conseguem variar seu suprimento rapidamente para compensar oscilações do sistema nos momentos em que isso é necessário, funcionando como reforços do sistema.
Gráfico mostra a diferença entre o programado e o realizado.
A Itaipu reforça que a ocorrência de terça-feira não teve relação com a usina, que seguiu operando normalmente, de forma ininterrupta e atendendo o Brasil e o Paraguai. A causa dos desligamentos está sendo apurada pelas autoridades do setor elétrico brasileiro.
Mín. 20° Máx. 29°