O Hospital Padre Germano Lauck (HMPGL) segue priorizando a qualificação de seus profissionais com foco na humanização do atendimento. Nesta terça-feira (01), o setor de Recursos Humanos e o NEPE (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão), em parceria com a Centro Universitário Uniamérica, promoveu dois encontros da capacitação "Relações Interpessoais: Excelência no Atendimento".
Profissionais de diferentes setores do HMPGL participaram ativamente do treinamento, que incluiu dinâmicas, troca de experiências e apresentação de técnicas para melhorar a interação com pacientes, acompanhantes e colegas de equipe.
A capacitação foi ministrada pela pró-reitora de Relacionamento do Centro Universitário Uniamérica Lúcia Helena Machado Makhlouf. Ela abordou diferentes estratégias para melhorar as relações interpessoais, com foco na promoção de um atendimento mais empático, humanizado e eficiente.
"Falamos sobre comunicação assertiva, escuta ativa e como lidar com situações de conflito de forma respeitosa e eficaz. A forma como nos expressamos e ouvimos pode impactar diretamente na experiência do paciente. Reforçamos muito a importância de oferecer atenção total ao paciente, evitando interrupções e garantindo que ele se sinta ouvido”, reforçou Lúcia Helena.
Karina Lovatti Souza, enfermeira responsável pela UTI 2 e 4, participou da capacitação e disse que aplicará na prática os aprendizados fundamentais para melhorar as relações humanas.
“Achei super válido e importante esse aprimoramento em relação às relações interpessoais, tanto com a equipe quanto com os pacientes e acompanhantes. Tivemos muitas ideias sobre como podemos nos comunicar melhor e solucionar problemas cotidianos dentro do hospital”, relatou.
Compromisso
O treinamento integra uma série de iniciativas que visam fortalecer a humanização entre os colaboradores e os pacientes, aprimorando os processos de comunicação interno e garantindo uma assistência qualificada.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos Rosana Teixeira Larssen, essas ações são fundamentais em uma instituição de saúde, que está sob constante desafio e exige a assertividade e a humanização nas interações.
“Passamos a maior parte do nosso tempo no nosso ambiente de trabalho e entendemos que trabalhar na melhoria dessas relações traz resultados na melhoria da comunicação, reduzindo mal-entendidos e promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo”, reforçou a psicóloga especialista em gestão de pessoas na administração pública.
A diretora-presidente do HMPGL, Iélita Santos, reforçou a importância da capacitação para a melhoria do atendimento. "A humanização é um dos pilares do nosso trabalho no hospital. Cada interação com o paciente deve ser pautada pelo respeito, pela empatia e pela qualidade. Esse treinamento permite que nossos profissionais estejam ainda mais preparados para oferecer um atendimento diferenciado e acolhedor."