Em votação nesta quarta-feira (23), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados concluiu a eleição de sua nova composição, escolhendo os membros que, junto com o Presidente, orientarão os trabalhos nas pautas específicas pelo período de um ano, podendo ser renovado para mais um, ou seja, até o final da atual legislatura. Por unanimidade, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) foi eleito vice-Presidente da Comissão de Educação, espaço em que atua desde seu primeiro mandato parlamentar em 2011 e que reflete uma grande prioridade do seu trabalho na Câmara dos Deputados.
Zeca é o único parlamentar paranaense que atua por mais de 14 anos ininterruptamente neste colegiado, cuja função é debater e votar os assuntos pertinentes à educação em geral, à política e ao sistema educacional, ao direito à educação no país e que trata dos recursos humanos e financeiros para a área.
Entre os temas em destaque na pauta de discussões da Comissão, encontra-se a atualização do Plano Nacional de Educação – PNE, feita a cada 10 anos, em torno do planejamento, das metas, objetivos, normas e exigências que precisam ser cumpridas para o funcionamento de toda a educação.
Manifestações de apoio e orgulho paranaense
Pra a professora Marli Goulart, diretora de escola em Campo Mourão, a participação do deputado paranaense na direção da Comissão de Educação é muito importante para o segmento no estado. “Todos estamos lutando pelos mesmos objetivos e sabemos que as três esferas de poder - municipal, estadual e federal - têm de caminhar juntas”, diz. “Agradecemos pela parceria com o deputado Zeca Dirceu, que tem contribuído com a nossa escola no dia a dia, seja por investimentos, recursos destinados, seja na atuação legislativa”, completa a professora de Campo Mourão.
O diretor do Instituto Federal do Paraná em Umuarama, Carlos Dalla Nora, também ressalta a necessidade de um parlamentar do perfil aguerrido do deputado Zeca Dirceu e que entende a educação como prioridade de seu mandato para defender os interesses da população e zelar pelo papel dos institutos federais dentro do sistema de educação no país. “Ele busca sempre respeitar os interesses da população nas regiões de abrangência dos institutos federais e destes no plano de expansão do ensino profissional e tecnológico”, comenta. Para ele, a instituição cumpre um papel essencial na irradiação do desenvolvimento regional e da qualidade de vida das pessoas.
“Desde 2011, o deputado Zeca tem contribuído muito com os debate sobre a educação, participou intensamente das conferências que resultaram na aprovação do PNE e, nos anos mais difíceis, marcados pelo descasos e pela falta de investimentos dos governos contrários à educação, Zeca Dirceu fez frente na defesa da educação pública e de qualidade diante dos ataques privatizantes. Ele sempre foi uma presença firme e confiável nossa na Câmara dos Deputados e nos enche de orgulho”, disse o professor e ex-prefeito de Porto Barreiro, João Costa.
Ele lembrou de momentos históricos cruciais, em que a atuação do deputado e sua liderança nessa causa promoveram avanços ou denunciaram retrocessos. “Ele denunciou os cortes de verba para as universidades e instituições de ensino superior no governo Bolsonaro, defendendo insistentemente o aumento dos repasses. Com a volta do Presidente Lula, ele também foi nosso representante nas decisões de recomposição do orçamento das instituições de ensino superior em todo o país, uma vitória muito grande para a inclusão dos estudantes e para toda a comunidade que depende da educação pública”, finaliza.
O vice-presidente tem, entre suas atribuições, substituir o presidente da Comissão quando este se ausenta. “Também ajuda o presidente e demais líderes partidários a montar a pauta na seleção do que será votado na Comissão e que será encaminhado para tramitação na Casa, além de presidir os trabalhos em muitas oportunidades”, descreve Zeca.