O município de Campina da Lagoa, localizado no Centro-Oeste do Paraná, inaugurou nessa quarta-feira (23) uma nova Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR). A obra faz parte do projeto Coleta Mais, alinhado ao Programa Itaipu Mais que Energia, que atende às diretrizes do Governo Federal para investimento, entre outros, em iniciativas de saneamento ambiental.
Também integram o projeto o Itaipu Parquetec, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar) e diversos municípios do Estado.
Além da reforma, o município recebeu um caminhão de coleta, empilhadeiras, elevador de fardos, esteira de triagem, esteira de elevação, prensa horizontal e balança digital, num investimento de mais de R$ 2 milhões. Os equipamentos ampliam significativamente a capacidade de reciclagem e o manejo adequado dos resíduos sólidos, um avanço concreto rumo à sustentabilidade e à valorização do trabalho dos catadores.
A cerimônia contou com a presença do prefeito, vice-prefeito, representantes da Itaipu Binacional, Cispar, vereadores e secretários municipais. “Esta ação marca um novo ciclo em nosso município”, comemorou o prefeito de Campina da Lagoa, Padre Gianny. “Agradeço à Itaipu e a todos os parceiros do Projeto Coleta Mais, por nos apoiarem na transformação da gestão de resíduos, para construirmos um futuro mais limpo e sustentável”, disse.
Esta ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 – Erradicação da Pobreza, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 12 – Consumo e Produção Responsáveis.