Um novo projeto desenvolvido com frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Foz do Iguaçu vai apresentar novas tecnologias e fomentar a inclusão digital através de oficinas e visitas técnicas. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Itaipu Parquetec e Unioeste.
As oficinas serão às quartas-feiras, das 14h às 16h, no CCI. Mas o primeiro encontro, nesta semana, foi diferente: os idosos participaram de uma visita técnica no Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Alimentícias Não Convencionais do Refúgio Biológico Bela Vista.
O grupo conheceu as ações e a biodiversidade do horto e também participou de uma atividade interativa com as plantas produzidas no espaço. “Os participantes colocaram a mão na massa e prepararam um spray natural à base de folhas de hortelã-pimenta, colhidas diretamente no local, com o objetivo de promover o alívio de dores musculares”, afirmou Marcos Carvalho, engenheiro ambiental e técnico em agropecuária, e gestor do horto.
A educadora do Itaipu Parquetec, Mayara Barros, explicou que o projeto visa conectar a tecnologia às memórias do passado e experiências dos idosos através de visitas técnicas e de quatro oficinas direcionadas para o público do CCI.
“Nesta primeira oficina, a missão era fotografar e registrar as experiências da visita para aplicar no próximo encontro que será sobre redes sociais, voltado a ensinar os idosos como editar e compartilhar os conteúdos”, disse Mayara.
Conhecimentos
Os idosos irão aprender a registrar e compartilhar conteúdos e, com isso, poderão criar uma comunidade de troca entre eles, ampliando o senso de pertencimento social. A intenção também é levar conhecimento para evitar que eles caiam em golpes virtuais, cada vez mais comuns.
Para a coordenadora do CCI, Graciele Dornelles, esse projeto de inclusão digital vai além da aprendizagem de tecnologias. “Também aborda cidadania digital, golpes virtuais, criação e compartilhamento de conteúdo em conexão com a natureza”, ressaltou.
“O ‘Amigos dos Idosos’ visa aproximar a comunidade das ações da Itaipu e do conhecimento técnico da Unioeste, promovendo o senso de pertencimento, letramento digital e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”, salientou Graciele.
As oficinas acontecem às quartas-feiras, das 14h às 16h, para o público acima de 60 anos, no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Piquiri, nº 100 – anexo à Praça da Bíblia. Mais informações pelo telefone: (45) 99942-9853.