Como parte das ações da gestão estadual voltadas à valorização do território e à consolidação das funções social, educativa e turística do Museu Internacional de Arte, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) iniciou na terça-feira (29) uma série de atividades de escuta e diálogos com a comunidade. O projeto será implantado em Foz do Iguaçu, por meio de uma parceria com o renomado Centre Pompidou, de Paris (França).
A programação começou na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, com o tema “Arte e cotidiano — Da memória ao lazer: funções de um museu”. O encontro, realizado na terça-feira (29) à noite, teve como objetivo promover reflexões sobre a integração entre museu e comunidade.
Turismo em foco
Na manhã de quarta-feira (30), no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, foi apresentado o Programa Científico Cultural do Museu. Com o tema “Turismo cultural em foco”, o evento reuniu representantes dos setores cultural e turístico da região, buscando inserir o museu nos roteiros turísticos locais, fortalecendo o desenvolvimento regional.
O diretor-presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Dalmont Benites, destacou a importância da iniciativa. “Essas ações são fundamentais para que a população interaja com o museu e se sinta parte desse projeto, que será um importante instrumento para a cultura, para a educação e para o turismo da nossa região e de todo o Paraná.”
Já a coordenadora de Desenvolvimento de Públicos do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, Priscila de Morais, ressaltou que o processo é pautado no diálogo com os diversos públicos.
“O Museu Internacional de Arte nasce em Foz para ser uma referência na América Latina e para envolver toda a macrorregião Oeste. Iniciamos os diálogos aqui e vamos expandir para outras cidades da região, construindo um museu que pertença à comunidade e esteja conectado com a realidade local.”
O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, reforçou que equipamentos como o Museu Internacional de Arte têm impacto direto no desenvolvimento da cidade e de toda a região Trinacional, que já é culturalmente rica. "O Museu Internacional vem se somar às belezas naturais da nossa cidade, aos atrativos turísticos e a toda a riqueza cultural e diversidade que Foz do Iguaçu possui, atraindo ainda mais visitantes para cá", disse.
Programação
As atividades terão continuidade em maio, com a realização do Seminário de Práticas Contemporâneas. Em Cascavel, o evento será no dia 20/05, das 19h às 22h, no Auditório da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná (SECULT).
Em Foz do Iguaçu, o seminário será dividido em dois momentos: - 21/05 (terça-feira), das 19h às 22h: workshops sobre Práticas Contemporâneas e Museologia com ênfase em Processos Educativos, com Carolina Loch e Cauê Donato; - 22/05 (quarta-feira), das 19h às 21h: workshop de Elaboração de Projetos Culturais, com Priscila de Morais.
As duas atividades serão realizadas na Estação Cultural Haroldo Alvarenga e são abertas à participação da comunidade.
(Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – com informações da AEN)
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54435