Na segunda-feira (19), a partir das 9h, a Rede Proteger de Foz do Iguaçu promove uma blitz educativa no semáforo da Avenida Paraná, em frente ao Shopping JL, para reforçar a importância da proteção infanto-juvenil.
A ação é organizada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado dia 18 de maio. O objetivo é informar a população sobre as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes e incentivar a denúncia por meio de canais oficiais, como o Disque 100.
Durante a blitz, integrantes da Rede Proteger, voluntários e profissionais da rede socioassistencial distribuirão panfletos educativos e orientarão motoristas e pedestres sobre a importância de identificar sinais de violência, como mudanças comportamentais ou isolamento social, e de denunciar casos suspeitos.
Em Foz do Iguaçu, a Rede Proteger é composta por mais de 40 instituições, incluindo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Outras ações
A blitz educativa é uma das atividades previstas para a semana do 18 de maio, que contará também com rodas de conversa e eventos em escolas e entidades assistenciais. A Rede Proteger convida a população a participar e se engajar na luta contra a violência sexual infantojuvenil, reforçando o lema: “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”.
A intenção também é reforçar a relevância da educação preventiva, como ensinar às crianças sobre limites corporais e toques inadequados, além de promover diálogos abertos com os responsáveis,consideradas as principais estratégias para evitar abusos.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A data de 18 de maio, instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, rememora o caso Araceli, uma menina de 8 anos brutalmente assassinada em 1973, em Vitória (ES), após sofrer abusos. O crime, que chocou o país, motivou a criação de mobilizações nacionais, como a campanha “Faça Bonito”, que utiliza a flor amarela como símbolo de proteção à infância.
Como denunciar
Disque 100: Serviço nacional, gratuito e anônimo, disponível 24 horas.
Polícia Militar: 190.
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente: (45) 3524-0396.