As equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) iniciaram, no sábado (17), uma força-tarefa para revisar e atualizar os dados das famílias de Foz do Iguaçu vinculadas ao Cadastro Único (CadÚnico), que garante acesso aos benefícios de programas sociais.
O mutirão será feito por meio de contatos telefônicos, por ligações e Whatsapp, e visitas domiciliares, que acontecerão também aos sábados. Em Foz do Iguaçu, são 57.416 famílias cadastradas no CadÚnico.
A duração prevista do mutirão é de 60 dias e a intenção é garantir que todas as informações do Cadastro Único estejam corretas e atualizadas, evitando o bloqueio de benefícios.
As informações solicitadas por telefone são o nome, CPF e endereço dos beneficiários. A partir de então, o servidor passa a lista de documentos necessários e a data e horário do agendamento do atendimento, que será feito no CRAS. É importante salientar que em nenhum momento são pedidos dados bancários, como número de conta e senha.
Nas visitas domiciliares, os servidores estão sempre uniformizados, portando crachás e utilizam os veículos institucionais.
“Estamos comprometidos em garantir que todos tenham seus dados regularizados dentro do prazo estabelecido, evitando o bloqueio de benefícios. As famílias devem aguardar o contato ou a visita em casa, que ocorrerão durante os próximos 60 dias”, explica Alex Thomazi, secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu.
Revisão obrigatória
A revisão cadastral é obrigatória, conforme a Lei nº 15.077/2024, e é essencial para que as famílias continuem acessando benefícios como o Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, entre outros.
A Secretaria de Assistência Social estabeleceu a meta de 60 visitas por sábado, em cada região de Foz do Iguaçu. A ação será realizada de forma contínua e organizada, priorizando famílias unipessoais ou aquelas que não conseguiram ser localizadas nos contatos prévios.
O Cadastro Único é a principal ferramenta para o acesso a programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros. Para garantir que as famílias não percam esses benefícios, é fundamental que seus dados estejam sempre atualizados, especialmente quando houver mudanças na composição familiar, no endereço ou nos contatos, como o número de telefone.
Importante: as famílias devem aguardar o contato ou a visita dos profissionais dos CRAS em suas residências. Não é necessário procurar o CRAS, salvo se houver alterações no número de telefone ou endereço. Nesse caso, devem se dirigir ao CRAS para atualizar os dados.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Assistência Social: Para (45) 3545-1010.