Para centenas de atletas, que vêm pedindo essa pista há alguns anos, a construção do Pump Truck é uma iniciativa que pode trazer inúmeros benefícios para a comunidade. Eles são defensores de que os espaços públicos são fundamentais para a qualidade de vida da população, especialmente quando se trata de lazer e esporte, e é isso que acontece no local, com as duas quadras esportivas, pista de skate, gramado para jogar bola, entre outros.
É um local que pode atender às necessidades de diferentes grupos etários, um local para que as famílias, amigos e vizinhos se reúnam e pratiquem atividades físicas, promovendo a saúde e o bem-estar, um ponto de encontro para a comunidade, fomentando a interação social.
A estrutura foi planejada para a utilização desde atletas profissionais até crianças pequenas, que poderão praticar esportes de patins, bicicletas, skates e até mesmo cadeiras de rodas.
A pista está sendo construída em uma área de 1.750 m² entre as ruas Guaiaquica e Sagui e terá um funcionamento como o de uma quadra poliesportiva de esportes sobre rodas, permitindo o uso democrático do espaço por atletas iniciantes até os mais experientes de todas as idades.
A obra representa mais um avanço para Foz do Iguaçu na área de esportes, uma vez que a cidade tem sido escolhida para sediar grandes competições pela qualidade de seus espaços esportivos.
Histórico da construção da pista
Segundo o secretário de Esporte, Lazer, Juventude e Melhor Idade, Antonio Sapía, a construção da pista é um desejo de centenas de atletas já há alguns anos, e este desejo está sendo realizado, com auxílio de emendas impositivas do legislativo.
Todos os aspectos legais foram seguidos, o processo licitatório foi aprovado pela Procuradoria Geral do Município, também com alvará de construção. Da mesma forma, as questões ambientais seguem a legalidade.
A ordem de serviço para o início da construção foi assinada em 16 de abril deste ano. O local em que a pista está sendo construída é classificado como uma área verde, que, de acordo com a lei complementar 372/2022, é um espaço de domínio público que desempenha função ecológica, paisagística e recreativa.
Também podem desempenhar em conjunto as funções de manutenção ou melhoria paisagística, proteção de bens e manifestações culturais, recreação e lazer. O portal Conexão Ambiental, vinculado ao Governo do Estado do Paraná como iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – SEDEST, estabelece que as áreas verdes urbanas devem manter uma proporção de 70% do solo livre de construções e impermeabilização.
O município também teve o cuidado de conversar com os moradores. O encontro aconteceu a pedido da Associação dos Moradores do bairro e serviu inclusive para ouvir alguns moradores que gostariam de tirar dúvidas sobre a modalidade e, respectivamente, manifestar seus anseios em relação ao local da obra.
Centenas de atletas aguardam a obra concluída
Para Denise Ries Winckler, a Associação de Patinadores de Foz do Iguaçu tem mostrado para a comunidade a força que o esporte tem na vida das pessoas. “Estamos sempre prontos para ajudar, fazemos uso dos espaços públicos, andamos nas ruas e sempre buscamos difundir e fomentar o esporte, e recebemos a notícia da construção da Pump Truck com entusiasmo, um novo local para nossos encontros e desenvolvimentos, sempre um ambiente familiar e de amigos”, destacou.
Com a mesma intensidade de expectativa está o atleta Carlos Magnus. “Sou atleta de BMX de Foz do Iguaçu há 28 anos, e esse projeto é um sonho de muitos anos. Nas grandes cidades, esse projeto já é uma realidade, uma pista onde se pratica todo esporte com rodas: bike, skate, patins e até cadeira de rodas. Foz do Iguaçu merece uma obra como essa".
O atleta acrescentou ainda que “Foz está a caminho de uma cidade moderna, esse equipamento esportivo dará oportunidade e lazer a todos da comunidade, um lugar familiar, onde pais e filhos poderão andar juntos. Estamos ansiosos para poder inaugurar essa estrutura que é muito bem-vinda”, concluiu.
Como é uma pista de pump track?
As pistas de pump track são estruturas modernas que vêm ganhando cada vez mais adeptos no país. Grandes cidades como São Paulo (SP), Mariana (MG) e Vila Velha (ES) possuem espaços como esses, que são circuitos contínuos compostos por lombadas e curvas, modelados na terra, com pavimentação asfáltica, para que possam ser usados por diversas modalidades de rodas. O projeto prevê piso adaptado e acessibilidade.