O cinema documental ligado a famílias militantes vítimas das ditaduras de Brasil, Argentina, Chile e Uruguai é abordado no novo livro de Fernando Seliprandy. Intitulado “Memória intergeracional: ditaduras, documentário, subjetividade”, a obra terá distribuição gratuita em três eventos durante o mês de junho, em Curitiba (PR). Cada lançamento inclui palestras, rodas de conversa e exibição de filmes. Entre as atividades está a participação nos Seminários Temáticos do Olhar de Cinema de Curitiba.
Historiador e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Seliprandy pesquisa as ditaduras do Brasil e do Cone Sul a partir de fontes audiovisuais. Em “Memória intergeracional: ditaduras, documentário, subjetividade”, o autor dedica suas reflexões sobre uma geração mais jovem, que vem revendo as histórias de resistência e repressão nas décadas de 1960, 1970 e 1980 por meio de um prisma familiar e da linguagem cinematográfica. “O livro apresenta um panorama multifacetado do fenômeno, identificando tanto as perspectivas abertas pelo enfoque subjetivo quanto os reenquadramentos da memória intergeracional”, comenta.
Fernando Seliprandy também é autor do livro “A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória” (Intermeios, 2015), entre outros capítulos e artigos em publicações nacionais e internacionais. O livro “Memória intergeracional: ditaduras, documentário, subjetividade”, integra a Coleção Escrever o Cinema, publicado pela Edições A Quadro, é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Agenda de lançamentos
No dia 10 de junho, o lançamento ocorre na Cinemateca de Curitiba, a partir das 16h30 o autor estará recebendo os presentes, com mostra de filmes. A primeira sessão será às 17h com a exibição de “Diário de uma busca”, de Flávia Castro (Brasil/França, 2010); em seguida, às 19h15, é a vez do filme “Los rubios”, de Albetina Carri (Argentina, 2023). Ao final, haverá uma palestra com o autor Fernando Seliprandy, e haverá distribuição de livros com dedicatórias nos inícios das sessões e ao fim da palestra.
No dia 12 de junho, o lançamento ocorre na Reitoria da UFPR, a partir das 19h. O filme exibido no lançamento será “Os dias com ele”, de Maria Clara Escobar (Brasil, 2013), seguido também de palestra com o autor e distribuição de livros. Aberta ao público, sujeito a lotação.
“As obras presentes nos eventos integram o corpus de filmes de análise do Fernando Seliprandy no livro. Há quatro filmes principais como foco da pesquisa, mas o autor cita outras obras cinematográficas também”, explica Anderson Simão, produtor executivo dos lançamentos e da Edições A Quadro.
Olhar de Cinema
Durante a programação do 14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, haverá a participação de Fernando Seliprandy no Seminários de Cinema de Curitiba, realizado no dia 14 de junho, às 13h30, no Cine Passeio (com transmissão online pelo youtube do Olhar). Com o título “Cinema e Memória das Ditaduras Latino-Americanas”, o seminário parte do lançamento do livro "Memória intergeracional: ditaduras, documentário, subjetividade" para discutir o papel do cinema na elaboração da memória das ditaduras latino-americanas. Realizada em parceria com A Quadro Edições, a mesa abordará como os traumas de primeira e de segunda geração desse período retornam às telas, em filmes documentais e ficcionais, mobilizando relatos e memórias coletivas. Haverá a participação do cineasta e professor de cinema da Unespar, Eduardo Baggio; e mediação da pós-doutora em Meios e Processos Audiovisuais (USP) e doutora em História (UFPR), Rosane Kaminski. O evento também conta com a distribuição de livros com dedicatórias.
Serviço:
Lançamento na Cinemateca
Título: “Memória intergeracional: ditaduras, documentário, subjetividade”, de Fernando Seliprandy
Quando: 10/06/2025, às 16h30
Onde: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
Quanto: Entrada gratuita
Atividades: Mostra de filmes, distribuição de livros, palestras e dedicatórias.
Classificação Indicativa: 12 anos
Lançamento na UFPR
Título: “Memória intergeracional: ditaduras, documentário, subjetividade”, de Fernando Seliprandy
Quando: 12/06/2025
Onde: Reitoria da UFPR - Edifício D. Pedro I, sala 613, 6º andar, Centro
Quanto: Entrada gratuita.
Atividades: Exibição de filme, distribuição de livros, palestra e dedicatórias.
Apoio: UFPR, PPGHIS-UFPR, AMENA-UFPR, NAVIS-UNESPAR
Seminários de Cinema de Curitiba
Título: “Memória intergeracional: ditaduras, documentário, subjetividade”, de Fernando Seliprandy
Quando: 14/06/2025
Onde: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
Quanto: Entrada gratuita.
Atividades: Palestra com autor e Eduardo Baggio ; mediação de Rosane Kaminski; Distribuição de livros e dedicatórias.
Classificação Indicativa: 12 anos
Historiador e professor da UPFR, Fernando Seliprandy pesquisa as ditaduras do Brasil e do Cone Sul. Crédito: Acervo pessoal
Capa do livro “Memória intergeracional: ditaduras, documentário, subjetividade”, de Fernando Seliprandy. Crédito: Divulgação