A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) promove nesta semana em Curitiba, o 4° Seminário Robótica Educacional, voltado ao encontro e formação de professores de robótica da rede estadual. O tema desta edição é “Construção de Robôs e Estratégias para Competições”. O encontro reúne 100 pessoas entre professores e técnicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado e é realizado por meio da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DTI) da Seed-PR.
A programação tem como foco valorizar os professores e as práticas pedagógicas que consolidam o programa de robótica da Seed-PR como referência nacional em ensino e aprendizagem do componente curricular. As atividades do seminário incluem oficinas, palestras e apresentações sobre diferentes temas relacionados à robótica, abrangendo desde boas práticas em sala de aula, ao desenvolvimento de protótipos para competições.
“Os professores que participam deste seminário representam a vanguarda da robótica educacional no Paraná. São eles que levam inovação e protagonismo para as salas de aula e para as competições, consolidando a nossa rede como referência nacional. Este encontro é a oportunidade de fortalecer essa troca de experiências e valorizar o trabalho que esses educadores realizam todos os dias”, afirma Marcelo Gasparin, coordenador de tecnologias educacionais da Seed-PR
Daniel Vitor Vicente, técnico do Núcleo Regional de Educação de Londrina, acompanha a robótica educacional desde a sua implementação efetiva na grade curricular da rede estadual, entre os anos de 2021 e 2022. Ele destaca que o componente curricular vem conquistando espaço cada vez mais relevante em sala de aula.
“O que temos observado é algo muito estimulante: os alunos não apenas aderem com entusiasmo às atividades, como demonstram curiosidade genuína e engajamento crescente. A qualidade dos nossos professores têm sido fundamentais para tornar possível a realização de projetos criativos, desafiadores e, sobretudo, significativos para o processo de aprendizagem”, afirma.
Ele destaca ainda que as formações promovidas pela Secretaria, aliadas às feiras e concursos, funcionam como catalisadores desse interesse. “É impressionante ver estudantes com 11 ou 12 anos já mergulhados nesse universo, lidando com programação e montagem de protótipos. Esse contato precoce com a robótica amplia horizontes, desperta potenciais, aponta caminhos profissionais e ressignifica a rotina escolar, tornando-a mais dinâmica, participativa e voltada à inovação”, reforça.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, também esteve presente na abertura do evento. “Desde o início da sua implementação na grade curricular da rede estadual, a robótica tem possibilitado que nossos alunos aprendam, de maneira prática, conteúdos de matemática, física e programação, aplicando esses conhecimentos em projetos reais e experimentais. Isso tem aproximado os jovens das tecnologias que estão moldando o mercado de trabalho, contribuindo para sua preparação profissional”, afirmou.
ROBÓTICA NA PRÁTICA – Um dos momentos mais esperados do evento é a tradicional “Batalha de Robôs”, na qual os professores têm a oportunidade de demonstrar, na prática, os projetos em funcionamento. A disputa começa a partir da eleição dos melhores protótipos, desenvolvidos nas oficinas do evento, para a disputa de dois campeonatos principais: robô seguidor de linha e robô sumô.
“A etapa da Batalha de Robôs é, sem dúvida, um dos momentos mais empolgantes e simbólicos deste seminário. Mais do que uma disputa técnica, ela representa a concretização prática do que tem sido desenvolvido em sala de aula, especialmente no eixo da disciplina que estimula a participação dos alunos em campeonatos locais, regionais e nacionais. Esses torneios funcionam como uma vitrine para os talentos da rede estadual, projetando nossos estudantes em um mercado cada vez mais promissor”, destacou Gasparin.
PROGRAMA – A tecnologia é aliada da educação em toda a rede estadual do Paraná. Atualmente, mais de 160 mil alunos das escolas estaduais têm acesso a práticas de Robótica, que integra a grade curricular das escolas estaduais desde 2022. Já o componente curricular de Programação alcança cerca de 500 mil estudantes e soma mais de 1 milhão de atividades realizadas.