A Prefeitura de Foz do Iguaçu lançou na última sexta-feira (04) o Levantamento de Mercado do Parque Natural Municipal do Bosque Guarani. O objetivo é ouvir representantes do setor técnico, institucional e econômico a respeito de suas expectativas para o futuro do local.
A iniciativa é organizada pela Comissão Especial de Estudos (Portaria nº 81.737/2025), composta por integrantes das secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente, Administração e Recursos Humanos e Planejamento e Urbanismo.
De acordo com o secretário de Turismo, Jin Petrycoski, após a elaboração do Plano de Manejo e a Etapa de Consulta Pública, a administração municipal avança agora para a próxima fase, com estudos voltados ao uso público qualificado e à gestão do Bosque Guarani.
“Queremos reunir informações do mercado, ouvir agentes com experiência e atuação na área, a fim de embasar a análise de alternativas de uso público e de gestão que assegurem ao Bosque Guarani um futuro sustentável, acessível e integrado ao cotidiano de Foz do Iguaçu”, explica o secretário.
Para o secretário de Meio Ambiente, Idelson José Barquete Chaves, os estudos com o mercado são necessários na tomada de decisões, para que o Parque atinja seu potencial máximo, aliado à sustentabilidade.
“Pretendemos alcançar um modelo que priorize a vocação do espaço enquanto área protegida e espaço verde na malha urbana, a fim de criar um local seguro, atrativo aos moradores e visitantes da cidade, e capaz de desempenhar suas funções sociais, culturais e ambientais”, argumenta o secretário.
Podem participar do levantamento: órgãos públicos, empresas, investidores, organizações do terceiro setor, consultores, pesquisadores e outros interessados no tema. As contribuições serão consultivas, ou seja, serão avaliadas pela Comissão Especial, para ajudar nos estudos em andamento e não possuem obrigatoriedade de adesão.
As colaborações devem ser enviadas até o dia 24 de julho, às 16h30, pelo link a seguir: www.destino.foz.br/levantamento-de-mercado-bosque-guarani.