A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inicia esta semana obras de ampliação da rede de distribuição de água e coleta de esgoto na região dos bairros Alto Alegre e Cristo Rei, em Santa Helena. Nesta obra, serão executados cerca de 3,5 quilômetros de redes de água e de esgoto para atender mais de 140 imóveis.
O gerente-geral da Sanepar para a região Sudoeste, Marcio Luis de Souza, explica que, além de ampliar a coleta e o tratamento de esgoto, a obra visa garantir aos moradores que são abastecidos por poços urbanos uma água segura, com qualidade garantida pela Sanepar e com distribuição constante. “A cidade tem uma característica peculiar que precisa da atenção da Companhia. O município está crescendo e a Sanepar acompanhando a nova realidade local, levando infraestrutura para o desenvolvimento econômico”, diz.
O empreendimento tem como objetivo dotar a região com infraestrutura de saneamento mais adequada. A área não possui coleta e tratamento de esgoto e o abastecimento de água é feito por sistema autônomo. "As obras de saneamento são estruturantes e vêm para melhorar a qualidade de vida da população”, afirma o prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin.
Adonias Antônio de Souza, que trabalha como porteiro e mora na região do Alto Alegre, diz que a expectativa com a implantação das redes de água e esgoto é grande. “É importante pelo fato de que vamos ter água no momento que precisamos. Hoje, no bairro onde moro, há uma dificuldade e temos que buscar apoio sempre que há falta de água. Mas a vinda da Sanepar é um grande benefício”, comenta.
Também está prevista no planejamento da Companhia a implantação de duas novas unidades de bombeamento e cerca de 10 quilômetros de tubulações de esgoto. Estas obras visam a universalização do saneamento em Santa Helena. Hoje cerca de 82% da população é atendida com o serviço de coleta e tratamento de esgoto no município.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, reforça o trabalho de todas as áreas da empresa focado no compromisso com a universalização do saneamento, com a eficiência operacional e a inovação para a sustentabilidade ambiental. “Estamos investindo constantemente grande volume de recurso. Até 2029 serão R$ 11,8 bilhões para manter o Paraná como referência em saneamento ambiental”, afirma.
REFERÊNCIA EM TRATAMENTO DE ESGOTO – Nesta semana, representantes da prefeitura e vereadores conheceram a unidade de tratamento de Santa Helena que vai receber o esgoto coletado. A estação foi uma das primeiras implantadas pela Sanepar na Região Oeste a utilizar um método de tratamento aeróbico e tratamento do lodo com solução baseada na natureza, com um alto índice de eficiência.
“É a primeira vez que venho nesta estação e fiquei impressionado. Chega o esgoto e sai uma água limpa. Hoje temos um modelo que é referência em todo o Brasil na questão ambiental”, comenta o prefeito.
A gerente regional da Sanepar Polyana Varlett explica que para tratar o esgoto é utilizado um sistema de lodos ativados com Reatores Sequenciais em Bateladas (SBR, na sigla em inglês). “Essa tecnologia de alta eficiência faz o tratamento biológico do esgoto com aeração prolongada, aumentando o volume de lodo gerado no processo, que pode ser utilizado na agricultura”, completa.
Para fazer o tratamento do lodo, a Sanepar converteu uma das antigas lagoas em canteiros que usam plantas aquáticas, chamados de wetlands. No inglês, o termo wetlands pode ser traduzido para áreas úmidas, um habitat favorável a plantas aquáticas com capacidade de depuração de matéria orgânica e outros poluentes.