Domingo, 14 de Setembro de 2025
18°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Soluções em segurança de barragens são apresentadas pelo PTI em evento nacional sobre o tema

O Parque Tecnológico Itaipu Brasil, por meio do Centro Avançado em Soluções para Barragens, levou para Damsweek 2023, a sua expertise de mais de 15 anos no assunto.

Por: Redação Fonte: Assessoria/PTI
08/09/2023 às 07h07 Atualizada em 08/09/2023 às 07h10
Soluções em segurança de barragens são apresentadas pelo PTI em evento nacional sobre o tema
(Foto: Divulgação)

O maior evento de segurança de barragens do País, o Damsweek 2023, realizado de 27 a 31 de agosto, em Foz do Iguaçu, contou com a presença do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI). Ao longo dos cinco dias de programação, os profissionais e empresas ligados ao setor de energia presentes no evento, tiveram a oportunidade de conhecer as soluções desenvolvidas pelo Centro Avançado em Soluções para Barragens (Ceasb). 

A participação do PTI na Semana de Barragens, promovida pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), no Grand Carimã Resort & Convention Center, foi marcada pela presença da instituição no estande da Itaipu Binacional, contribuindo para o intercâmbio de informações e difusão de tecnologias relacionadas ao tema. Desde 2008, o Centro Avançado em Soluções para Barragens vem apoiando a Itaipu Binacional e outras empresas no desenvolvimento de soluções e metodologias para aprimorar o monitoramento de barragens, preservado vidas, meio ambiente e a economia. 

O Parque Tecnológico levou as suas expertises e conhecimento técnico em sistemas de monitoramento e alertas, diagnósticos, consultorias, modelagens, análises, além das capacitações oferecidas, como os cursos de Instrumentação e Inspeção de Barragens com Drone (in company). Ainda, durante o primeiro e o segundo dia o spot, cão robô, fascinou os visitantes da feira e trouxe as possibilidades de utilização em inspeções e monitoramentos.  

De acordo com a gerente do Ceasb, Alexandra Silva, a atuação na Semana de Barragens foi de extrema importância para demonstrar os resultados dos projetos e serviços executados pelo centro com os parceiros. “Além disso, tivemos a oportunidade de apresentar todo o nosso portfólio de serviços o que podemos oferecer a esse mercado. Com os artigos também foi possível contribuir com a área, aprimorando e estando na vanguarda desse conhecimento”, afirmou. “Nosso intuito foi evoluir a temática de segurança de barragens, com excelentes parceiros, projetos e oportunidades”, explicou.  

 

O PTI-PY também esteve presente no estante compartilhado da Itaipu levando as suas principais iniciativas. Na cerimônia de abertura do evento, realizada no domingo (27), o diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Renato Sacramento, falou sobre os projetos desenvolvidos pelos Parques Tecnológicos e a importância deles para a área. “A Itaipu, por meio de seus Parques Tecnológicos no Brasil (PTI-BR) e no Paraguai (PTI-PY), investe cada vez mais em tecnologias de segurança de sua barragem, e queremos que esse conhecimento seja aplicado em todo o setor.” 

Programação 

Além da exposição, a participação do PTI no evento também foi marcada por uma série de agendas, entre reuniões, visitas, palestras e apresentações de artigos. 

Já no primeiro dia do evento o PTI esteve presente na reunião do Comitê de Trabalho de Cadastro de Barragens, apresentando juntamente a Itaipu, o desenvolvimento do novo Sistema de Registro e Documentação de Barragens (SRDB).  No terceiro dia (29), os participantes tiveram a oportunidade a assistir a palestra sobre “Rebaixamento rápido de reservatório – efeito na estabilidade de taludes” e na quarta-feira (30), a temática em evidência foi “CEASB: soluções tecnológicas voltadas para barragens”. 

Artigos técnicos e visitas 

Na terça-feira (29), o dia foi marcado pelas apresentações dos artigos técnicos. Ao todo, cinco trabalhos que contaram com a participação de profissionais do PTI na elaboração, foram aprovados no evento, sendo três deles selecionados para serem apresentados durante a programação: “Ocorrência de Canalículos em Fundações de Barragens da Região Amazônica – Estado da Arte”, “Atualização de Parâmetros de Resistência Considerando Efeito de Sucção no Solo – Estudo de Caso de Itaipu” e “Retração em Argamassas de Reparo à Base de Cimento Influencia da Utilização de Materiais Finos como Substituição Parcial do Agregado Miúdo”.  

 

O PTI possibilitou ainda, as empresas e participantes do evento, a oportunidade de conhecer in loco o ecossistema e as estruturas de laboratórios. Na segunda (28), a visita contemplou o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), na terça-feira (29), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e na quinta-feira (30), foi a vez de mais de 28 profissionais participantes do evento serem contemplados. A agenda de visitas encerra na sexta-feira (01), com a presença da Norte Energia e LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). 

Parcerias 

O diretor técnico do Comitê Brasileiro de Barragens, Ricardo Aguiar, ressaltou a parceria do CBDB com o PTI para a manutenção do Cadastro Nacional de Barragens, que passa agora por uma modernização conjunta. “Sempre contamos com o PTI mostrando toda a tecnologia e seriedade com que é levada a pesquisa e o desenvolvimento, muito necessárias para o Brasil continuar sendo um expoente na área de barragens no mundo”, pontuou.  

Sobre a visita ao Parque Tecnológico, Ricardo destacou que “Foi muito importante visitar o PTI para trocar ideias e verificar para que lado nós podemos continuar desenvolvendo as pesquisas. É muito importante termos um parceiro de tão longo termo e desse porte, com recursos e gente treinada para uma parceria cada vez maior”, disse o diretor técnico do CBDB.  

A ANA e o PTI também possuem um amplo histórico de atuação conjunta através de convênios e parcerias estratégicas em diferentes temas. Para o superintendente de Regulação de Serviços e Segurança de Barragens da ANA, Bruno Rebouças, as competências e soluções do PTI são consideradas referências no setor.  

“Sabendo desse know how do Parque Tecnológico, especialmente no contexto da segurança de barragens e sensoriamento remoto, reafirmamos o interesse em estabelecer parcerias para o desenvolvimento de ferramentas que possam nos apoiar no contexto da segurança de barragens no cenário nacional”, destacou Rebouças. 

O superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM), Luiz Paniago, destacou a parceria com o PTI como relevante para a atuação e atualização das atividades da agência. “O convênio que a ANM tem com o PTI e a Itaipu é muito importante, um convênio que tem capacitações e desenvolvimento de programas de software e dashboards importantíssimos. Uma parceria fundamental e uma excelente sincronia, com corpo técnico fantástico, onde os frutos vão ser perenes”, reiterou. 

O superintendente de manutenção da Norte Energia S.A., Wagner Lellis dos Santos, mostrou-se extremamente satisfeito em sua visita ao PTI. Ele destacou a relevância da colaboração entre as instituições, especialmente no projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) PD-07427-0322/2022, intitulado “Modelo de previsibilidade de evolução de canalículos e desenvolvimento de metodologia e software para mitigação dos impactos nas fundações de barragens. 

“Nossa visita ao PTI-BR foi muito produtiva. Ter a oportunidade de conhecer mais sobre o Parque e os projetos em curso fortalece nossa confiança na escolha do parceiro ideal para nossa pesquisa. Esta colaboração é vital para alcançarmos os objetivos do projeto. Com ela, buscamos ampliar o conhecimento sobre a ocorrência de canalículos em solos da região amazônica. Tal entendimento servirá como base para o aperfeiçoamento das soluções de tratamento nas fundações de barragens em futuros projetos desenvolvidos em solos tropicais”, afirmou Wagner. 

Sobre o Damsweek 

 

A Semana de Barragens (Damsweek 2023) reuniu cerca de 500 participantes e contou com a realização do XXIV Seminário Nacional de Grandes Barragens; IV Encontro Técnico de Incidentes e Acidentes em Barragens (ETIAB); V Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento (SIBE), em parceria com os Comitês da China e Espanha; o Workshop CBDB/ABRAGE – Gestão de Cheias, Mudanças Climáticas e Segurança de Barragens e o Fórum de Jovens Engenheiros ICOLD (YEF). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Assessoria
Inovação Há 20 horas

Prefeitura rondonense colabora com reformas externas no Centro de Empreendedorismo e Inovação

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, está promovendo obras de melhorias na parte externa do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI).

Assessoria
Foz do Iguaçu Há 3 dias

Foz do Iguaçu recebe a 14ª InnovaCities, feira internacional de cidades inteligentes

O evento começa na próxima segunda-feira (15) e segue até quarta (17), com competições de inovação tecnológica e regenerativa, debates e exposições interativas

Assessoria de Imprensa
Inovação Há 3 dias

Paraná recebe conferência sobre desafios do setor energético e cenários do mercado

Cerca de 1.200 pessoas estiveram presentes à abertura do Smart Energy 2025

Foto: Sanepar
Tecnologia Há 1 semana

Nova tecnologia: Sanepar usa esferas inteligentes para inspecionar redes na RMC

A tecnologia, desenvolvida na Espanha, permite detectar com grande precisão vazamentos e bolsas de ar na rede sem a necessidade de interromper o abastecimento de água. As esferas estão sendo usadas para inspecionar um total de 110 quilômetros de adutoras (tubulação de água de grande porte) que atendem pelo menos 4,1 milhões de pessoas em 12 municípios.

Paraná é destaque nacional e conquista duas premiações de inovação na gestão pública Foto: SETI
Inovação Há 2 semanas

Paraná é destaque nacional e conquista duas premiações de inovação na gestão pública

Premiações foram conquistadas no 25º Congresso de Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (Conip 2025). O resultado consolida o Estado como um dos mais eficientes e criativos do Brasil na implementação de soluções tecnológicas que beneficiam a população e modernizam a administração pública.

Marechal Cândido Rondon, PR
20°
Tempo limpo
Mín. 18° Máx. 30°
19° Sensação
4.59 km/h Vento
52% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h34 Nascer do sol
18h29 Pôr do sol
Segunda
32° 21°
Terça
31° 18°
Quarta
34° 21°
Quinta
35° 23°
Sexta
37° 25°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,35 +0,04%
Euro
R$ 6,27 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 656,439,24 -0,26%
Ibovespa
142,271,58 pts -0.61%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias