A capital paulista será palco entre os dias 15 e 18 de julho do "I Desafio Interestadual de Fut 7", torneio esportivo que vai movimentar a rotina de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O evento é organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação Casa de São Paulo.
Dez adolescentes dos Centros de Socioeducação de São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e São Francisco – Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, vão representar o Paraná no torneio e embarcaram para São Paulo para entrar em campo. Eles se encontram em momento mais avançado no percurso formativo da proposta de atendimento das unidades, em consonância com o Plano Individualizado de Atendimento (PIA), que baliza a ação socioeducativa.
Mais do que uma competição, o torneio tem como principal objetivo potencializar o esporte como uma ferramenta de transformação social. “Temos defendido que é preciso ocupar o tempo ocioso desses adolescentes com estudos, com esporte, com profissionalização. Acredito que a participação em um torneio pode abrir os olhos desses meninos, mostrar outras possibilidades, para que eles encontrem o caminho do bem”, disse Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Estado da Justiça e Cidadania (Seju).
De acordo com Alex Sandro da Silva, da Coordenação da Gestão do Sistema Socioeducativo da Seju, é uma importante ação promovida pela Fundação Casa, que tem incentivado o esporte há bastante tempo.
“É um movimento que temos procurado fazer também no Paraná, cada vez mais fortalecer as práticas esportivas, reconhecendo que muitos adolescentes que estão em medidas socioeducativas têm talentos esportivos, alguns até com passagens por escolinhas de futebol”, conta, citando um dos que vão participar do torneio. “Essa oportunidade coloca os adolescentes novamente em situação de protagonismo, reconhecendo suas potencialidades, porque o esporte pode ser um caminho para ressignificar muitas histórias”.
A Secretaria de Estado do Esporte é parceira na ação e disponibiliza sua estrutura física e equipe para os treinamentos preparatórios, além de fornecer uniformes. Além dos paranaenses, equipes de São Paulo, Roraima, Sergipe, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul também participarão, promovendo uma integração entre adolescentes de diferentes Estados e os servidores do sistema socioeducativo. A iniciativa busca fomentar a união, o trabalho em equipe e a disciplina, valores essenciais para o desenvolvimento de adolescentes, acrescenta Silva.
Além das partidas de Fut 7, está prevista uma programação cultural com passeios a museus e pontos turísticos do município de São Paulo.