O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) escolheu o deputado Zeca Dirceu (PT) entre os 100 Cabeças do Congresso, deputados e senadores com maior articulação e maior influência no parlamento brasileiro. Da bancada de 30 deputados paranaenses, apenas seis entraram na lista do Diap divulgada neste domingo, 14.
Além de Zeca Dirceu, entre os parlamentares mais influentes estão Aliel Machado (PV), Filipe Barros (PL), Luiz Carlos Hauly, Pedro Lupion (PP) e Ricardo Barros. "Meu trabalho é em defesa da democracia, da educação como prioridade, das minorias, do governo Lula e todos os projetos e programas que foram retomados pelo presidente Lula e que avançam no bem estar social e econômico dos brasileiros", pontuou.
Zeca Dirceu destacou ainda a defesa do SUS, ampliação dos orçamentos da saúde, educação, da área social e do Plano Safra da Agricultura Familiar, da volta dos programas Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, das ambulância do Samu, da Farmácia Popular e dos novos programas como o Pé de Meia e o Desenrola Brasil. "É um conjunto de programas que a nossa luta impacta. Isso chama a atenção do Diap.
"Eu considero esta lista um prêmio, um reconhecimento pelos 20 anos de mandato que trabalha de forma coletiva, com ampla participação popular de lideranças, colaborares que dividem tarefas, que nos propostas, projetos e demandas e que querem fazer da política um instrumento de transformação social. É um prêmio de todos os paranaenses", completou.
Reconhecimento
Segundo o Diap, a lista dos cabeças do Congresso Nacional traz os 100 parlamentares que se destacam entre os 513 deputados e 81 senadores pelo exercício do mandato. Entre os atributos estão a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. "Principalmente, pela facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão".
O deputado faz questão de lembrar ainda que o Diap é um órgão independente, interno, que acompanha o dia a dia do Congresso Nacional. "O Diap é muito respeitado, inclusive por deputados do centro, da direita, da extrema-direita que também têm o seu nível de influência, são reconhecidos e valorizam essa seleção", destacou Zeca Dirceu.
"É um prêmio bastante conceituado, histórico, respeitado, que vem se somar ao Prêmio Congresso em Foco, que eu já ganhei como deputado mais votado e mais atuante do Paraná, entre os melhores da região Sul e entre os 20 melhores do Brasil", completou o deputado.
Em ascensão
Além dos 100 “Cabeças”, o Diap divulgou ainda levantamento dos 50 deputados e senadores em “ascensão”, que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, têm recebido missões partidárias, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.
Nesta lista estão uma deputada paranaense - Luisa Canziani (PSD) - três deputados - Beto Richa (PSDB), Sérgio Souza (MDB) e Tadeu Veneri (PT) - e o senador Flávio Arns (PSB).