O projeto “Certificado de Coragem para Humanização nos Atendimentos da Pediatria” do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, nasceu do olhar atento da tecnóloga em Radiologia, Juliana Locks Gregorio. Durante visitas técnicas a hospitais, Juliana percebeu que muitas crianças, ao se prepararem para exames como tomografias, enfrentavam medo e nervosismo, muitas vezes resultando em traumas. Com isso em mente, surgiu uma abordagem criativa que visa proporcionar confiança e reduzir o estresse infantil durante os procedimentos.
Implantado em julho de 2023, o “Certificado de Coragem” é uma iniciativa que traz benefícios tanto para os pequenos pacientes quanto para os técnicos de radiologia. Agora, os meninos recebem um certificado de príncipe e as meninas, de princesa.
O documento é preenchido com os dados da criança e, quando elas demonstram medo e insegurança, o certificado se torna um poderoso incentivo. Ao prometer o prêmio ao se comportarem durante o exame, as crianças se sentem motivadas, resultando em quase 100% de êxito e transformando o momento em uma experiência positiva.
Juliana destaca que a equipe de radiologia recebeu o projeto com entusiasmo, reconhecendo a importância de um atendimento mais lúdico e humanizado. “Qualquer carinho faz toda a diferença”, afirma. O impacto é ainda mais significativo quando se trata de crianças com autismo, síndrome de Down e outras condições especiais, em que o método se mostra extremamente eficaz.
Um exemplo tocante foi o da pequena Letícia Vitória, que estava prestes a realizar um exame de Escaneometria. Com um vestido de princesa, ela disse: “tia, eu vim vestida de princesa para fazer o exame, tô bonita?” Essa mudança de atitude é reflexo do impacto positivo do projeto.
Há 16 anos atuando na radiologia, Juliana vê o sorriso de uma criança debilitada e sente que promover um pouco de alegria é uma recompensa inestimável. “O sentimento é incrível, sensacional!”, comentou.
O “Certificado de Coragem” não é apenas um pedaço de papel; é um símbolo de esperança e transformação no atendimento radiológico, que deixa, sem dúvida, marcas positivas na vida de muitas crianças.