O Dia Mundial da Hepatite, celebrado em 28 de julho, chama a atenção nacional para uma das ameaças à saúde mais urgentes e menos reconhecidas do nosso tempo. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1,6 milhão de pessoas no Brasil vivem com hepatite B ou C, mas a maioria nem sabe que está infectada. A doença muitas vezes só é detectada quando há danos graves no fígado, causando quase 100 mil mortes todos os anos no País. É uma das principais causas de õbito por doenças infecciosas. Mas há uma boa notícia: a hepatite pode ser prevenida, tratada e, em muitos casos, curada.
Como os membros do Rotary estão fazendo a diferença
Por meio de parcerias, campanhas educativas e ações diretas, os associados da organização estão atuando para reduzir as lacunas na conscientização, testagem e tratamento em suas comunidades. Veja alguns exemplos de como os clubes estão causando impacto:
Do Brasil para o mundo: Campanha Semana Hepatite Zero (que teve início no Brasil) em 50 países – O Grupo de Ação do Rotary para a Erradicação da Hepatite coordena um esforço anual e global que envolve milhares de clubes em dezenas de países, em parceria com autoridades locais de saúde, para aplicar testes, administrar vacinas e encaminhar os casos positivos para tratamento. Desde o início da campanha, mais de 3 mil clubes em 50 países participaram. Mais de 1,5 milhão de pessoas foram testadas, com mais de 10 mil diagnósticos positivos e encaminhamento para cuidados médicos.
Bangladesh: De outubro a dezembro de 2024, 22 clubes realizaram juntos um programa de erradicação da hepatite B em Dhaka, onde 111 pessoas foram testadas. Dessas, 110 receberam a vacina, e uma pessoa que testou positivo recebeu um plano de tratamento personalizado. A iniciativa também aumentou a conscientização sobre formas de transmissão e a importância da vacinação preventiva.
Nigéria (Região de Abuja): O Rotary Club de Abuja promoveu treinamentos sobre erradicação da hepatite, diagnóstico e tratamento para 30 profissionais de saúde, como parte de um esforço contínuo na comunidade. Para apoiar uma campanha de vacinação de hepatite B destinada a milhares de crianças e mulheres sem acesso regular à saúde, os clubes negociaram a legalização dos testes de triagem, e logo depois realizaram uma ampla campanha que aplicou mais de 200 mil testes no país.
Taiwan: Nos últimos dez anos, os Rotary Clubs de Taiwan têm liderado um grande esforço para apoiar a campanha nacional de eliminação da hepatite C. Com apoio de subsídios globais e distritais, além de arrecadações próprias e trabalho voluntário, os clubes se uniram às autoridades de saúde para oferecer triagens comunitárias e programas de encaminhamento. Esses esforços receberam reconhecimento formal do governo de Taiwan. Graças ao comprometimento sustentado e à ação comunitária, os clubes estão ajudando o país a alcançar sua meta ambiciosa de eliminar a hepatite C até 2025.
Uganda: Em agosto de 2024, o Rotary Club de Sonde, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Municipal de Goma, ofereceu serviços médicos à comunidade de Sonde e arredores. Esses serviços incluíram testes gratuitos para hepatite B, realizados em mais de 308 pessoas. Os mutirões de saúde ocorrem no centro comunitário local para garantir continuidade e engajamento, e agora fazem parte do calendário trimestral do programa Rotary Family Health Days, organizado pelo Grupo de Ação do Rotary para Saúde da Família e Prevenção da AIDS.
Seja para aumentar a conscientização, organizar uma ação de triagem ou ampliar o acesso ao tratamento, o Grupo de Ação do Rotary para a Erradicação da Hepatite é um recurso valioso para ajudar seu clube a começar ou expandir esse trabalho. O grupo oferece kits de ferramentas, orientações e conexões para ajudar seu clube a planejar e executar projetos eficazes contra a hepatite, local e globalmente.
Você também está convidado(a) a participar do Webinário Global da Organização Mundial de Saúde sobre Hepatite, em 28 de julho de 2025. O Rotary participará ao lado da OMS, governos, profissionais da saúde e do público, apresentando estratégias colaborativas para melhorar a testagem, o tratamento e os cuidados.
Junte-se aos membros do Rotary neste Dia Mundial da Hepatite. Juntos, podemos aumentar a conscientização, expandir o acesso ao cuidado e ajudar a eliminar a hepatite em todo o mundo.
Por Claudia Urbano, equipe de Serviços e Engajamento do Rotary