A ginasta paranaense Mariana Vitória Gonçalves Pinto conquistou, junto à Seleção Brasileira, a inédita medalha de ouro no conjunto geral em uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, realizada na última semana em Milão, na Itália. Ela treina no Clube Agir, o mesmo da atleta Bárbara Domingos, a Babi, primeira brasileira a ser finalista olímpica, nos Jogos de Paris 2024, e que conta com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). O grupo também conquistou o bronze na série mista.
A medalha veio após a prova olímpica, que soma as apresentações de cinco arcos (nota 25.950), e três bolas e dois arcos (26.900), totalizando 52.850 pontos. O resultado foi suficiente para desbancar grandes potências do esporte, como Japão (50.500) e China (50.200). Um dos temas da apresentação das brasileiras foi a música Evidências, sucesso da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, encantando o público.
Mariana integrou a equipe composta pelas ginastas Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Sofia Pereira e Nicole Pírcio, esta última apoiada pelo programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), do Governo do Paraná. O grupo foi comandado pela técnica Camila Ferezin, de Londrina.
O próximo passo é o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, considerada a etapa mais importante do circuito, e que será disputado no Rio de Janeiro em agosto.
BABI – Finalista olímpica de 2024, Bárbara Domingos também participou da Copa do Mundo de Milão, chegando a três finais de aparelho e figurando no top 10 no individual geral.