A chegada de uma massa de ar polar trouxe novamente o frio para o Paraná neste inverno. Com exceção do Litoral, esta terça-feira (29) amanheceu com temperaturas abaixo de 9°C em praticamente todo o Estado, e algumas cidades tiveram sensação térmica negativa por conta da presença de vento. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esse é só o começo: na quarta (30) o frio ficará mais intenso e só perderá força na sexta-feira (01).
O declínio acentuado das temperaturas começou na segunda-feira (28). Entre o início da tarde e o fim da noite os valores caíram entre 10°C e até 14°C em algumas cidades. Na Capital, por exemplo, 14h a temperatura média era de 19,4°C e à 0h de terça (29) já estava em apenas 9°C. Em Cambará às 16h a temperatura média era de 23,8°C e à 0h de terça era de 11,7°C. Em Cerro Azul às 14h a temperatura média era de 24,4°C e à 0h de terça estava em 10,6°C.
As menores temperaturas no amanhecer desta terça-feira (29) foram em Guarapuava (1,9°C), São Mateus do Sul (2°C) e Lapa (2,5°C). As mais altas e únicas acima de 9°C em todo o estado foram no Litoral: Paranaguá (12,4°C), Guaratuba (12,2°C) e Morretes (11,8°C). A sensação térmica foi ainda mais baixa, chegando a valores negativos em algumas cidades, por conta da presença de vento: Santa Maria do Oeste (-1,2°C às 6h30), Lapa (-0,4°C às 7h), e Guarapuava (-0,5°C às 6h30).
Algumas estações meteorológicas do Simepar registraram nesta terça-feira a temperatura mais baixa de julho de 2025. Elas ficam em Antonina (8,6°C), Cerro Azul (5°C), Distrito de Entre Rios em Guarapuava (1,9°C), Cornélio Procópio (7°C), Santa Maria do Oeste (3,8°C) e Santo Antônio da Platina (6,5°C).
“Ao longo do dia, com o predomínio do sol, o vento perde intensidade e deixa a sensação térmica mais condizente com o valor de termômetro. Mas mesmo assim não esquenta muito. As máximas mais altas estão previstas perto do Noroeste e Norte Pioneiro, em torno dos 20°C”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
No Litoral as temperaturas podem chegar a 19°C nesta terça (29), e no resto do estado não devem passar de 15°C. Já na quarta-feira (30), o frio ganha intensidade e aumenta o risco de formação de geadas. “Como fica sem vento e as temperaturas inferiores aos 5°C nos termômetros em toda a metade Sul paranaense, há risco de geada forte no Centro-Sul, moderada nos Campos Gerais, e fraca a moderada na Região Metropolitana de Curitiba”, afirma Jacobsen.
Na quinta-feira (30) o frio continua e há risco de geadas menos abrangentes nas mesmas regiões. A massa de ar polar só perde força na sexta-feira.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.