O Governo do Paraná conquistou três reconhecimentos no Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2025, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (7) à noite, em Brasília, no SECOP 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação para a gestão pública do País.
O destaque principal foi a vitória do Talento Tech na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo”. Além disso, o Ecossistema Digital Colaborativo, da Celepar em parceria com a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), conquistou o terceiro lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo”. O Talento Tech recebeu ainda um Prêmio Especial de Valor, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Prêmio Gov.Digital, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) desde 2002, é considerado uma das mais importantes premiações do setor no Brasil. O reconhecimento valoriza iniciativas que utilizam tecnologia para aprimorar serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população. Esta é a primeira vez desde 2018 que o Paraná vence na categoria principal.
O Talento Tech superou projetos de referência nacional, como o Contrata+Brasil (Distrito Federal) e o Mães de Pernambuco (Pernambuco), consolidando-se como um case de sucesso em inclusão produtiva e desenvolvimento regional. O programa capacita jovens para atuar no setor de tecnologia, oferecendo formação gratuita, bolsas de até R$ 1.500 e notebooks para todos os alunos durante os 10 meses de curso. Atualmente, 1.000 estudantes participam do programa, selecionados entre os 50 municípios com menor Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM).
O programa é uma iniciativa transversal do Governo do Estado, que envolve as secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), Planejamento (SEPL), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Educação (Seed) e Cidades (Secid), com apoio da Fundação Araucária e coordenação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, ressaltou o impacto da iniciativa. “Comemoramos o sucesso do Talento Tech, que promove inovação, transformação digital e capacitação profissional para os jovens. É um projeto que cria oportunidades e fortalece o desenvolvimento regional”, reforçou.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, que representou o Estado na premiação, explicou a importância social do programa. “O Talento Tech representa uma porta de entrada para o mundo da tecnologia para jovens que vivem em regiões historicamente afastadas dos grandes centros e das oportunidades de qualificação profissional, criando oportunidades de desenvolvimento local. Este prêmio mostra que estamos no caminho certo: capacitar jovens, gerar empregos e transformar o interior do Estado em polos de inovação”, celebrou.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o reconhecimento nacional reforça a relevância do programa Talento Tech como política pública estratégica. "Esta premiação comprova que o conjunto de ações que temos implementado na área de ciência, tecnologia e inovação está sendo reconhecido em nível nacional, consolidando uma vitória para o Paraná e para os jovens que estão construindo seu futuro”, disse.
A coordenadora-geral do Talento Tech, Paola Andressa Scortegagna, também celebrou a conquista. “Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho comprometido com a inclusão, com a equidade e com a transformação social por meio da educação tecnológica. O Talento Tech não é apenas um programa de formação: é uma política pública com propósito emancipatório, que acredita na potência da juventude e no desenvolvimento regional como caminho para um Paraná mais justo, inovador e sustentável”, afirmou.
O compromisso do Talento Tech com a transformação da realidade local se materializa no Desafio Morretes, uma ação prática do curso que conecta o aprendizado dos alunos com as necessidades reais da gestão pública. As 50 turmas do programa foram desafiadas a criar soluções tecnológicas para problemas apresentados pela Prefeitura de Morretes. Atualmente, as soluções estão em processo de avaliação para identificar quais poderão ser implementadas no município e escalonadas para outras regiões.
Foto: Secom
ECOSSISTEMA – Outro destaque da premiação foi o Ecossistema Digital Colaborativo, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que ficou em terceiro lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo”.
O projeto é um data lake operacional, que funciona como um repositório para centralização e processamento de grandes volumes de dados. Isso permite a análise integrada de informações, contribuindo para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também serve como base para o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial em um ambiente seguro.
“O sucesso desse projeto reflete a missão da Celepar de impulsionar a transformação digital no estado, com soluções que geram eficiência para a gestão pública e valor para o cidadão”, afirmou o gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar, Marcelo Luiz Hummelgen.
O diretor-presidente da companhia, Gustavo Garbosa, destaca a otimização do tempo obtida com o Ecossistema Digital. “Os resultados, como a economia de milhares de horas de trabalho operacional na Defensoria, demonstram o impacto real da tecnologia quando aplicada de forma estratégica”, disse.
PRÊMIO ESPECIAL – Ao final da cerimônia, o Governo do Paraná, por meio também do Talento Tech, foi reconhecido com o Prêmio Especial de Valor, Sustentabilidade e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), metas globais estabelecidas pela ONU na Agenda 2030 para promover prosperidade, igualdade e preservação ambiental.
Ao oferecer formação tecnológica gratuita, com apoio financeiro e pedagógico, o projeto se alinha diretamente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (especialmente o ODS 4 – Educação de Qualidade, e o ODS 10 – Redução das Desigualdades), e integra os princípios da Carta Brasileira de Governo Digital, com ênfase na inclusão, acessibilidade e centralidade no cidadão.