O Governo do Estado do Paraná abriu nesta quinta-feira (14) uma consulta pública para receber contribuições ao edital Oficinas de Práticas Contemporâneas do Centro Pompidou Paraná – Macrorregião Oeste. A iniciativa integra o programa piloto de implantação do novo museu, que será construído em Foz do Iguaçu a partir de 2026.
O projeto do Centro Pompidou Paraná tem participação ativa da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, em conjunto com o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, que contratou o renomado arquiteto Solano Benítez para elaborar o anteprojeto arquitetônico.
“Após toda a atuação por parte da Secretaria do Planejamento, em conjunto com o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, para tornar o projeto do Centro Pompidou Paraná possível, chega a fase da consulta pública, em que a população e demais interessados têm seu espaço garantido na colaboração deste importante ativo para o Estado”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia. “Assim, o Governo possibilita um centro cultural ainda mais próximo da necessidade e do desejo dos paranaenses”, complementou.
A etapa de consulta pública visa apresentar a minuta do edital para que a sociedade possa contribuir com sugestões e alterações que julgar necessário. Esta etapa segue vigente até às 18h do dia 22 de agosto de 2025. Para participar, é necessário realizar um cadastro como Agente Cultural na plataforma SIC.Cultura. Em seguida, basta acessar a aba "Consulta Pública" dentro do sistema.
“A consulta pública é um instrumento de participação social que permite à comunidade, agentes culturais e demais interessados contribuírem com sugestões e comentários antes da publicação definitiva do edital”, afirma a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “As contribuições podem apontar ajustes, esclarecer pontos e fortalecer a transparência e a adequação do processo às demandas locais”.
EDITAL – O edital Oficinas de Práticas Contemporâneas do Centre Pompidou Paraná, voltado à Macrorregião Oeste, terá um investimento total de R$ 600 mil pelo Estado do Paraná. Cada projeto selecionado receberá R$ 20 mil e deverá realizar dez oficinas, com duração de três meses e carga horária total de 120 horas. Ao menos 40% das vagas serão destinadas a pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência, conforme as políticas afirmativas do edital.
O objetivo é selecionar agentes culturais para a realização de oficinas com ênfase em práticas contemporâneas aplicadas a museus, voltadas a estudantes da rede pública e à comunidade local. O edital prevê a contratação de 30 agentes culturais (Pessoa Física) residentes há pelo menos 12 meses na Macrorregião Histórico-Cultural Oeste do Paraná, conforme lista de municípios definida no anexo da minuta. Serão duas categorias de participação:
Categoria 1 – Oficina para a Educação Básica: destinada a turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Educação Especial.
Categoria 2 – Oficina Livre para a Comunidade: voltada a jovens e adultos a partir de 15 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail praticascontemporaneas@seec.pr.gov.br.
Serviço:
Consulta pública do edital Oficinas de Práticas Contemporâneas do Centre Pompidou Paraná – Macrorregião Oeste
De 15 de agosto até 18h de 22 de agosto de 2025 na plataforma SIC.Cultura
Saiba mais em: www.cultura.pr.gov.br