Os inscritos no II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu participaram nesta semana de dois dias de workshop com o tema “Design: Criatividade no artesanato brasileiro”, ministrado pela designer Eliza Almeida. Os encontros ocorreram em Santa Helena, na terça-feira (02) e na quarta-feira (03).
A atividade faz parte da segunda fase do concurso, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Itaipu Parquetec, com apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae, Rede de Cooperação do Artesanato e Itaipu Binacional.
De acordo com a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, os workshops têm o objetivo de apoiar os artesãos na criação das peças que serão inscritas no concurso. “Além de estimular a criatividade, buscamos oferecer ferramentas práticas para que os participantes possam aprimorar seus produtos, considerando materiais, design e processos que valorizem a sustentabilidade”, destacou.
O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, observou que a economia criativa e o turismo são vetores estratégicos de desenvolvimento territorial, geração de renda e fortalecimento da cadeia produtiva. “Essas são, de fato, as economias do futuro”, afirma.
A designer Eliza Almeida ressaltou a importância da inovação no setor. “O artesanato brasileiro é reconhecido pela riqueza cultural e diversidade de técnicas. Quando unimos criatividade, identidade regional e sustentabilidade, criamos produtos que se destacam e conquistam novos mercados”, afirmou.
Próximas etapas
O concurso segue agora para a etapa de desenvolvimento das peças, que poderão ser inscritas até 10 de outubro. A divulgação dos produtos pré-selecionados será feita em 28 de outubro e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 7 de dezembro de 2025, no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu.
Ao todo, serão premiados os vencedores de três categorias — artesanato com materiais recicláveis, naturais e industrializados com certificação de origem e sustentabilidade. Cada um receberá R$ 4 mil via PIX e uma visita técnica a atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com foco na comercialização de souvenirs artesanais.
Mais informações estão disponíveis no site: campanha.itaipuparquetec.org.br/concurso-de-artesanato-sustentavel