Na manhã do sábado (6), cinquenta professores da rede municipal de ensino participaram do segundo módulo da formação continuada sobre História e Patrimônio de Foz do Iguaçu. A atividade foi realizada na aldeia Arapy, onde o grupo conheceu de perto o espaço e a cultura dos povos originários da região.
A visita teve como objetivo ampliar o conhecimento dos docentes sobre arte, religiosidade, costumes, modos de vida e a relação da comunidade indígena com o meio ambiente. A experiência, além de proporcionar vivências únicas, busca fortalecer a prática pedagógica em sala de aula, oferecendo subsídios para que os professores transmitam conteúdos mais próximos da realidade cultural local.
O grupo foi recebido pelo senhor Eduardo Galeano e pelo senhor Leonardo, que conduziu os visitantes pelas trilhas da comunidade formada por cerca de 25 famílias que vivem há quatro anos na aldeia, localizada às margens do Parque Nacional do Iguaçu.
Segundo a coordenação pedagógica, a troca de experiências é fundamental para valorizar a diversidade cultural e reforçar o papel da educação como instrumento de preservação do patrimônio imaterial da cidade.
O próximo encontro da formação está marcado para o dia 27 de setembro, quando os professores visitarão a comunidade quilombola Horta do Seu Zé e da Dona Alaíde, na região norte de Foz do Iguaçu.
Com carga horária total de 40 horas, a formação segue até dezembro, oferecendo aos docentes uma imersão em diferentes contextos históricos e culturais que compõem a identidade de Foz do Iguaçu. A iniciativa é da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
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