Alunas de balé da Estação Cultural da Vila C, integrantes do programa Foz Fazendo Arte, foram destaque no Proyectarte 2025, um concurso latino-americano de dança, realizado no Centro Cultural Mangoré, em Ciudad del Este, no Paraguai. Orientadas pela professora Ana Gomes, as bailarinas apresentaram cinco coreografias – e todas foram premiadas.
O evento reuniu mais de 300 apresentações de diferentes regiões. Mesmo diante de tanta concorrência, as alunas de Foz do Iguaçu se sobressaíram pela técnica, dedicação e amor à dança. Elas conquistaram:
1º lugar – Estilo Livre
1º lugar – Clássico Livre
1º lugar – Clássico de Repertório (Fada Prata)
2º lugar – Clássico de Repertório (Paquita)
2º lugar – Clássico de Repertório (Baile Graduado)
A professora Ana Gomes, que também se apresentou como bailarina, celebrou o resultado. "Foi uma experiência única. Ver nossas meninas brilhando em um palco internacional é a prova de que a dedicação, a disciplina e a paixão pela dança transformam vidas. Só tenho a agradecer a cada uma delas por acreditarem nesse sonho."
Para o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites, a conquista reafirma a importância do programa. "O Foz Fazendo Arte é um investimento na formação humana e cultural. Cada prêmio alcançado pelas nossas crianças e jovens mostra o quanto a arte como um todo, nesse caso a dança, transforma a vida das pessoas e amplia horizontes.”
O resultado evidencia o papel essencial do programa, uma iniciativa da Fundação Cultural, que promove gratuitamente a formação artística de crianças, adolescentes e adultos em toda a cidade, revelando talentos e criando novas oportunidades por meio da arte.