O Programa Mais Ideb nos Municípios Lindeiros iniciou a segunda etapa de visitas presenciais a 146 escolas de municípios lindeiros ao lago de Itaipu. O objetivo, segundo o auxiliar de coordenação do convênio, Lair Bersch, é acompanhar a execução das ações nos municípios contemplados pelo convênio, firmado entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia.
Segundo Bersch, o programa prevê uma série de visitas com o objetivo de levantar informações, registrar práticas pedagógicas e acompanhar o uso dos materiais disponibilizados através do convênio. “É importante registrar todo esse trabalho também junto às prefeituras e secretarias de educação, dentro do possível. Já realizamos uma visita em todas as escolas no primeiro semestre, e agora retomamos com a segunda fase das visitas até o mês de novembro”, destacou.
O que é o Mais Ideb
O Mais Ideb é um programa viabilizado por intermédio da Rede de Educação dos Municípios Lindeiros, resultado de convênio entre o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional, dentro do programa Itaipu Mais que Energia.
O foco é elevar a qualidade da educação básica na região, por meio de formações continuadas para professores, fornecimento de materiais didáticos e literários, aplicação de simulados e acompanhamento pedagógico. O programa abrange alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Investimento e alcance
Para viabilizar o Mais Ideb, a Itaipu Binacional destinou cerca de R$ 24 milhões para a aquisição de materiais como Aprova Brasil e Território da Leitura, destinado aos 16 municípios lindeiros.
Próximos passos
A primeira etapa do Mais Ideb envolveu a entrega dos materiais e capacitação dos professores e equipes pedagógicas. Foram realizados também dois fóruns regionais e reuniões da Rede de Educação. Agora, com a segunda fase das visitas em andamento, a equipe técnica fará o acompanhamento do projeto, registrando as percepções de cada escola. Será realizada ainda uma avaliação com os alunos, pais e professores sobre a satisfação com o programa. Os dados coletados irão orientar ajustes na execução do programa, além de subsidiar a proposta de uma possível renovação do para 2026.