A revisão do Plano Diretor Municipal de Foz do Iguaçu já está em andamento: o documento orienta o crescimento da cidade de forma ordenada, sustentável e equilibrada. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, apresentou na manhã desta sexta-feira (26) as etapas e a metodologia do processo, para o qual a participação popular, além de bem-vinda, é essencial.
As problemáticas identificadas, bem como propostas de soluções e ideias podem ser enviadas pelo formulário on-line, disponível pelo link: https://bit.ly/planodiretorfoz2026. A revisão do plano, conforme a legislação, deve ser feita a cada 10 anos, estabelecendo as diretrizes para uso do solo, infraestrutura, preservação ambiental e mobilidade urbana.
“O Plano Diretor é apartidário, é da cidade e do cidadão, que também é responsável pelas modificações. Ninguém melhor do que ele para saber o que é preciso melhorar no espaço em que vive. Por isso, chamamos a todos para contribuir”, afirma o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, José Teodoro.
“Toda contribuição é bem-vinda e será lida, analisada e incorporada à decisão”, destaca a diretora de Urbanismo e Plano Diretor, Elisiana Kleinschmitt.
Etapas
Elisiana explica que o planejamento da revisão está em andamento desde o início do ano. Na Conferência Municipal das Cidades, em abril, foram definidos os eixos de atuação. Também foi validado o método por pesquisadores especialistas, junto à Fundação Araucária.
O Município solicitou recursos ao Estado para a licitação de uma consultoria, que dará suporte à revisão. Assim que for feita essa contratação, será organizado um cronograma de oficinas preparatórias e comunitárias nos bairros, para garantir que haja o envolvimento de representantes de toda a sociedade. Os encontros acontecerão em sete regiões.
Depois de concluído, com a participação da sociedade, o Plano Diretor passa por aprovação da Câmara Municipal.
Temas
No plano diretor, serão tratados 18 temas:
1) Habitação,
2) Expansão Urbana,
3) Dinâmica Imobiliária,
4) Segurança,
5) Qualidade Urbana e Ambiental,
6) Patrimônio Cultural,
7) Uso e Ocupação do Solo,
8) Desenvolvimento Econômico,
9) Grandes Projetos de Impacto,
10) Meio Ambiente,
11) Saneamento Ambiental,
12) Mobilidade e Transporte,
13) Desenvolvimento Rural Sustentável,
14) Equipamentos Públicos,
15) Turismo,
16) Áreas de Risco à Vida,
17) Financiamento do Desenvolvimento Urbano,
18) Gestão Democrática e Participação Popular.