
A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon apresentou, durante audiência
pública realizada recentemente na Câmara de Vereadores, dados que chamam a
atenção para a necessidade de maior comprometimento da população com as
consultas e procedimentos médicos na rede municipal.
Somente no segundo quadrimestre de 2025, de maio a agosto, foram contabilizadas
mais de 55 mil consultas e procedimentos agendados entre atendimentos de Clínico
Geral, Medicina Comunitária e especialidades realizadas via Ciscopar. No entanto,
12.395 pacientes não compareceram, número que gera impacto direto na organização
do sistema de saúde. Isso representa mais de 21% de todas as consultas e
procedimentos agendados e não realizados.
Entre as unidades com maior registro de ausências estão o Centro Integrado de Saúde
(CIS), com 1.763 faltas, a UBS Botafogo (642), Jardim Líder (618) e Jardim Primavera
(525). Além disso, foram registrados 4.992 pacientes faltantes em atendimentos via
Ciscopar – Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná.
A secretária de Saúde, Marciane Specht, ressalta que o comparecimento às consultas é
essencial para garantir um atendimento de qualidade a todos. “Cada ausência não
justificada atrasa a fila de espera e tira a oportunidade de outro paciente ser atendido
de forma ágil. Quando todos cumprem seus compromissos com o sistema de saúde,
conseguimos oferecer um serviço mais organizado e eficiente, ajudando a restabelecer
a plena saúde dos rondonenses”, destacou.
A Secretaria de Saúde reforça que, quando não for possível comparecer a uma
consulta ou procedimento, é fundamental comunicar previamente à Unidade de
Saúde. Dessa forma, o horário pode ser disponibilizado a outro paciente que aguarda
na fila, garantindo maior agilidade e eficiência no atendimento à população. “Com
responsabilidade compartilhada entre poder público e comunidade, Marechal Cândido
Rondon fortalece ainda mais sua rede de saúde, promovendo acesso justo e cuidado
de qualidade para todos”, ressaltou Marciane.