A campanha Outubro Rosa da Prefeitura de Foz do Iguaçu foi oficialmente lançada nesta sexta-feira (03), em encontro que reuniu servidores de todas as secretarias e autarquias municipais, no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O vice-prefeito de Foz, Ricardo Nascimento, ressaltou que a intenção da campanha é despertar a atenção e fazer com que as mulheres façam o autoexame e outros procedimentos necessários para a prevenção, e esse incentivo deve ser estendido aos demais meses do ano.
“O acolhimento na ponta é fundamental para fazer com que as mulheres mantenham essa prevenção. Vocês, servidores, são a peça fundamental nesse trabalho”, comentou o vice-prefeito.
Mais mamografias
O secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello, contou que em outubro será intensificado o agendamento de mamografias, com o objetivo de acelerar a fila de espera. “Desde agosto estamos adiantando esses exames, com um aumento de 2 mil exames extras contratualizados pela Secretaria Municipal de Saúde, para oferecer um número maior de procedimentos neste mês”.
Além disso, a Secretaria de Saúde, segundo ele, também está trabalhando para agilizar os atendimentos e exames ginecológicos. As Unidades Básicas de Saúde abrirão em alguns sábados para coleta de preventivo e vacinação contra o HPV. Neste ano, já houve um significativo avanço, com a redução de 48% na fila de espera por consultas médicas ginecológicas.
Arrecadação solidária de cabelos
Como parte da programação do Outubro Rosa, a secretária municipal da Mulher, Scheila Melo, contou sua experiência pessoal com o câncer de mama. “Minha mãe venceu o câncer de mama, mas não está mais aqui para que eu possa homenageá-la em vida. Ela fez 11 meses de quimioterapia e sofreu muito com a perda do cabelo”, relatou.
Nas visitas ao setor de oncologia do hospital, ela percebeu que esse era um sofrimento em comum entre as pacientes. À época, cortou o próprio cabelo para fazer uma peruca para a mãe. Agora, se prepara para uma nova doação, desta vez para a campanha “Beleza que transforma vidas”, lançada nesta sexta-feira pela Secretaria da Mulher.
Sete salões de beleza da cidade já se inscreveram para fazer cortes gratuitos para arrecadação. Os parceiros dessa rede do bem, além de contribuir com a autoestima e o bem-estar das pacientes que enfrentam a queda de cabelo como efeito colateral da quimioterapia, receberão um selo digital da secretaria, terão suas ações divulgadas no Instagram (@secretariadamulherfozdoiguacu) e receberão certificado de reconhecimento ao final do projeto.
Outras ações
A programação do Outubro Rosa da Prefeitura inclui ainda palestras de sensibilização em saúde em empresas e comunidades, promovidas pela Secretaria de Saúde, e encontros de integração entre mulheres, com orientações sobre saúde e serviços da administração municipal, nos bairros, organizados pela Secretaria da Mulher. No dia 18, também haverá o Dia D, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), com palestra, realização de exames preventivos para mulheres que trabalham no comércio, solicitação de mamografias e aferição de pressão arterial e glicemia.
Confira os salões parceiros do projeto Beleza que transforma:
Studio Maçã do amor - Avenida Gramado, 6474, Vila A
Camarim Salão - Avenida Morenitas, 456, Jardim das Flores
Escove-se - Rua Marechal Floriano Peixoto, 1966 - Centro
Space Salão de Beleza - Rua dos Golfinhos, 1225, Profilurb ||
Espaço Lotus Centro de Beleza - Avenida República Argentina, 5315, Vila Borges
Smart Studio - Avenida Brasil, 549, Centro
Fashion Hair Salão de Beleza - Rua P, 628, Vila C