A Itaipu Binacional participou, no último dia 6 de outubro, da 2ª Reunião do Conselho Latino-Americano da Água, realizada em Santiago, no Chile. O evento reuniu representantes de 23 instituições fundadoras do Conselho, criado em 2024 com o objetivo de identificar problemas críticos relacionados à água na América Latina e promover a conscientização pública sobre o tema.
Durante o encontro, foram apresentados os avanços dos grupos de trabalho em quatro áreas prioritárias: segurança hídrica, saneamento rural, regulação e eventos extremos. Itaipu integrou o grupo de Segurança Hídrica, ao lado da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), do Conselho Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacia.
O grupo elaborou um documento técnico destacando a necessidade de fortalecer a segurança hídrica na região, com propostas que incluem investimentos em infraestrutura, cooperação regional e intersetorial, ampliação de financiamento, integração da água aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às estratégias climáticas, além do compartilhamento de dados e informações.
Representando o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, a gerente do Departamento de Reservatórios e Áreas Protegidas, Simone Benassi, enfatizou a importância da segurança hídrica para a segurança energética da América Latina, especialmente no contexto da geração hidrelétrica. “A segurança hídrica e a biodiversidade na América Latina estão profundamente interligadas, pois os ecossistemas naturais da região, como florestas tropicais, manguezais e glaciares andinos são essenciais para garantir a qualidade, disponibilidade e regulação da água, enquanto a água sustenta esses mesmos ecossistemas”, destacou.
Também participaram da reunião pela Itaipu a assistente da Diretoria Geral, Gisele Ricobom, e o gerente da Divisão de Reservatório, André Watanabe.
Fotos da reunião: André Watanabe/Itaipu Binacional