Segundo o parlamentar, a responsabilidade é do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro da Economia Paulo Guedes, que privatizaram a BR Distribuidora, empresa que detém entre 70% e 80% do mercado de distribuição de combustíveis no país.
Zeca Dirceu afirmou que, desde a privatização, a distribuidora deixou de repassar as reduções de preço promovidas pela Petrobras. “A Petrobras está baixando o diesel, acabou de baixar a gasolina, mas a distribuidora não repassa essa redução. Como virou uma empresa privada, faz o que bem quer e o que bem entende”, disse.
O deputado defendeu ainda que o país precisa reestatizar a BR Distribuidora para garantir que as quedas de preço no valor de produção e na refinaria cheguem às bombas. “Não pode o brasileiro, o agricultor, o empresário continuar pagando caro por um diesel e uma gasolina se a Petrobras está baixando o preço da matéria-prima”, afirmou.
Em Brasília, Zeca Dirceu participa de reuniões nas comissões da Câmara e na sessão plenária, além de manter atendimento às lideranças paranaenses e audiências em ministérios.