Está chegando a 20ª edição da tradicional Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu - FILFI, que vai transformar o Complexo Central para Grandes Eventos - praças da Paz e Getúlio Vargas -, em um palco cultural e literário entre os dias 12 e 16 de novembro. A programação inclui escritores, artistas nacionais e locais, oficinas, lançamentos de livros, mesas de debate, exposições, cozinha literária e muito mais, e será divulgada oficialmente no dia 7 de novembro. 
  
 A FILFI já é consolidada como um dos eventos culturais mais relevantes do Estado e, com organização da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural, terá como tema em 2025 “Da literatura ao conhecimento”. Serão homenageados Santos Dumont, pioneiro da aviação que visitou as Cataratas do Iguaçu e contribuiu para sua transformação em patrimônio público, e Dalton Trevisan, renomado escritor paranaense e referência da literatura nacional. 
  
 Valorizar e fortalecer a cultura
  
 “A 20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu será um grande encontro de autores, artistas e instituições parceiras, oferecendo ao público e aos visitantes da cidade uma programação diversificada, que reúne literatura, artes, música, teatro e oficinas”, afirmou o prefeito General Silva e Luna. 
  
 “Todas as ações foram planejadas, a pedido do prefeito general Silva e Luna, com o propósito de formar novos leitores — das crianças aos mais velhos —, ampliar o acesso à leitura, valorizar a diversidade cultural e fortalecer a oferta de atividades culturais para a população”, destaca o diretor presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.
  
 As atividades serão desenvolvidas nas áreas das praças da Paz e Getúlio Vargas, incluindo as duas estações culturais ali localizadas - Haroldo Alvarenga e Anamaria Teigão, e na Fundação Cultural. 
  
 Serão lançamentos de livros, shows de música, exposições de artes e de livreiros, contações de histórias, mesas de debate, oficinas literárias, musicais e de artesanato. São esperadas mais de 25 mil pessoas nos quatro dias de evento. 
  
 “A programação completa sai no dia 7 de novembro, mas já dá pra adiantar: vem muita coisa boa por aí! Marquem na agenda e venham viver a cultura na Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu”, convida Dalmont.
  
 Confira alguns dos autores que integrarão a programação da 20ª Feira do Internacional do Livro de Foz do Iguaçu:
  
 *José Eduardo Agualusa: escritor, jornalista e editor angolano, com ascendência portuguesa e brasileira. Destaca-se por uma obra literária diversa, que abrange romances, contos e literatura infantil. Co-fundador da editora brasileira Língua Geral, é autor de livros reconhecidos internacionalmente, como Teoria Geral do Esquecimento. Entre os principais prêmios que recebeu estão o Prémio Revelação Sonangol, o Grande Prémio Camilo Castelo Branco, o Grande Prémio Gulbenkian, a Ordem do Mérito Cultural de Portugal e o Prémio Literário Internacional IMPAC de Dublin.
  
 Paulo Scott: nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Autor de romances, contos, poesia, dramaturgia e graphic novels. Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas e publicadas em países como Alemanha, França, Estados Unidos, México e Argentina. Destaca-se como uma das vozes mais relevantes da literatura brasileira contemporânea.
  
 Morgana Kretzmann: escritora, roteirista e atriz brasileira, natural de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul. Seu romance de estreia, Ao pÓ, foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2021 na categoria "Melhor Romance de Estreia". Em 2024, lançou Água turva, um thriller ecológico ambientado na fronteira Brasil‑Argentina, que já foi vendido para Alemanha, França, Estados Unidos e América Latina. Além de escritora, Morgana é roteirista da série Tarã, produzida para o Disney+. Também fundou e editou a revista literária Revistaria, publicada entre 2020 e 2021.
  
 Henrique Rodrigues: escritor, poeta, cronista e gestor cultural. Cresceu em Seropédica, Rio de Janeiro. Idealizou e coordenou o Prêmio Sesc de Literatura, no Sesc Nacional, e o programa Arte da Palavra. É diretor do Instituto Caminhos da Palavra, curador do Prêmio Pallas de Literatura e coordenador do Prêmio Caminhos de Literatura. Autor de mais de 20 livros de poesia, prosa e literatura infantil, teve destaque com “O próximo da fila”, adotado pelo PNLD e publicado na França. Seu livro Rua do Escritor: crônicas sobre leitura foi finalista do Prêmio Jabuti 2021, e sua trajetória foi reconhecida simbolicamente quando duas salas de leitura dos Cieps, onde estudou, passaram a levar seu nome — homenagem que o autor considera seu maior prêmio.
  
 Mais informações e outros artistas serão divulgados no dia 7 de novembro (sexta-feira).