
A 20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu também vai para os bairros da cidade: entre quarta (14) e sexta-feira (16), a programação de um dos eventos literários mais relevantes do Paraná acontece simultaneamente em escolas municipais, no Centro de Convivência Bubas, no CREAS II, no Caps Infantil, e outros locais, permitindo que mais pessoas possam aproveitar as atrações.
Serão bate-papos com escritores que estarão na programação central, promovida no Complexo Central de Grandes Eventos (que envolve as praças da Paz e Getúlio Vargas, Calçadão da Rio Branco e Fundação Cultural), oficina, curso e workshops de gastronomia, oferecidos em uma parceria com o Senac.
“A intenção é aproveitar que esses autores reconhecidos nacionalmente e até internacionalmente estarão na cidade e levá-los para os bairros, para ampliar o acesso à nossa Feira Internacional do Livro”, afirma o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.
Sobre a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu
Mais 50 atrações, entre cerca de 30 escritores, shows musicais, exposições de artes e de livros, mesas de debate, cozinha literária, e muito mais, compõem a programação da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu em 2025. A abertura oficial será na quarta-feira (12), às 19h, e o evento segue até domingo (16).
A organização da feira é da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural, e o tema desta edição é “Da literatura ao conhecimento”. Serão homenageados Santos Dumont, pioneiro da aviação que visitou as Cataratas do Iguaçu e contribuiu para sua transformação em patrimônio público, e Dalton Trevisan, renomado escritor paranaense e referência da literatura nacional. A programação completa do evento está disponível no site da Fundação Cultural: https://culturafoz.pmfi.pr.gov.br/.
Confira a programação nos bairros da 20ª FILFI:
Dia 12
14h – Bate-papo sobre Dalton Trevisan – Fabiana Faversani – CREAS II (Jardim América)
14h30 – Bate-papo – Literatura bilíngue – espanhol / português – Glória Kirinus – Escola Municipal Elenice Milhorança (Jardim América)
14h30 – Bate-papo – A casa das vogais – Henrique Rodrigues – Centro de Convivência Francisco Bubas
16h – Workshop Céu de Sabores: A Gastronomia de Santos Dumont – Descubra como o espírito inovador do pai da inovação inspira a arte de cozinhar – Restaurante-escola Senac
Dia 13
9h – Bate-papo – O sapinho que não sabia nadar – William Santiago – Núcleo Criança de Valor
9h – Bate-papo – A casa das vogais – Henrique Rodrigues – Escola Municipal Cândido Portinari
9h15 – Bate-papo – O clube verde e a liga dos solos – Morgana Kretzmann – Estação Cultural João Sampaio
14h30 – Bate-papo – A casa das vogais – Henrique Rodrigues – Escola Municipal Ademar Marques Curvo
14h30 – Oficina – Memórias da terra – Uma vivência que une arte, ancestralidade e imaginação – Aliã Wamiri Guajajara – Aldeia Arapy
19h – Livro: Áurea – Henrique Rodrigues – Escola Municipal João Adão
Dia 14
9h – Bate-papo / Contação de histórias – Quando minha mãe voou no 14 Bis – Penélope Martins – CAPS Infantil (Jardim Guarapuava)
9h – Bate-papo – Lucas Mota – Centro POP
14h – Curso de reparo de livros – Estação Cultural Vila C
14h30 – Bate-papo – Paulo Scott – Quilombo (Rua H, Vila C)
16h – Workshop Três nações à mesa: Sabores da tríplice fronteira – Uma viagem gastronômica por Brasil, Paraguai e Argentina – três culturas, um só sabor! – Restaurante-escola Senac
19h – Bate-papo – José Eduardo Agualusa – Unioeste