
A Secretaria de Relações Institucionais promoveu na tarde desta quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, uma reunião com diversos órgãos do Governo do Brasil a fim de discutir as ações adotadas para apoio à população atingida por tornado no Paraná. Estiveram presentes os ministros Gleisi Hoffmann (SRI), Waldez Goes (MDR), Wellignton Dias (MDS) e Wolney Queiroz (MPS), além de representantes da Casa Civil, Ministério da Saúde, entre outros agentes públicos.
"Essa reunião foi para a gente discutir medidas emergenciais que nós tomamos em relação à Rio Bonito do Iguaçu, no estado do Paraná. Desde o primeiro momento, várias equipes nossas estão dando suporte no local, nas áreas de saúde, defesa civil, agricultura, enfim, quase todas as áreas que fazem o trabalho na ponta", afirmou a ministra-chefe das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Entre as muitas ações em execução, o Governo Federal já empenhou R$ 29 milhões para a reconstrução do município de Rio Bonito do Iguaçu. Cerca de 90% da área urbana do município sofreu algum estrago na infraestrutura.
O ministro Waldez Góes ressaltou o caráter de agilidade quanto à descentralização de recursos para a reconstrução. "Nós já aprovamos sete planos de reconstrução que somam o montante de R$ 29 milhões disponibilizados para o município começar a reconstruir os ambientes públicos que foram destruídos. E esse trabalho é diário. À medida que fosse levantada a necessidade de uma reconstrução junto à prefeitura, seja uma unidade de saúde, escolar ou assistencial, os recursos seriam disponibilizados pelo Governo Federal", pontuou.
O presidente Lula determinou o reconhecimento sumário do estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu/PR, por meio da Portaria Nº 3.313/25, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, publicada no último sábado (8). O procedimento garante o acesso rápido da prefeitura a recursos federais, inicialmente para socorro e ajuda humanitária, que já estão sendo realizados.
O ato permite também que o governo federal ofereça apoio financeiro à reconstrução da cidade, mediante um planejamento que deverá ser apresentado pelo município, conforme previsto legalmente para situações de desastre.
Principais Medidas do Governo Federal
